Coronavírus

Como controlar a ansiedade em tempos de Coronavírus?

Com a quarentena, o isolamento social e a falta de contato físico influenciam no estado psicológico, pedindo medidas de como controlar a ansiedade.

Larissa
Larissa especial e exclusivo para o RIC Mais
Como controlar a ansiedade em tempos de Coronavírus?

27 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 27 de abril de 2020 - 00:00

Com o momento de quarentena, o isolamento social e a falta de contato físico podem acabar influenciando no estado psicológico de muitas pessoas, pedindo medidas de como controlar a ansiedade.

Isso pode se tornar ainda mais frequente nas últimas semanas, afinal não são todos os dias que vivemos em meio à uma pandemia. Nessas horas a ansiedade pode tomar conta, e por isso é ideal que você coloque em prática algumas dicas para amenizar este sentimento. Confira.

Controle sua respiração

O primeiro passo para manter a calma e que ajuda em situações como controlar a ansiedade é a respiração. Normalmente respiramos de maneira mais intensa, acelerada e ofegante quando estamos ansiosos. Quando isso acontece o ideal é começar a respirar fundo lentamente, contando até 10. Fazer isso todos os dias, principalmente quando acordar ou antes de dormir podem ajudar a manter a ansiedade sob controle.

Desligue-se do mundo virtual

Na quarentena é normal passar o tempo no celular ou computador, mas isso nem sempre é muito saudável. É importante lembrar que as notícias correm mais rápido na internet, além de existirem muitas fake news sendo divulgadas. Por isso pode ser bom se desligar do mundo virtual por algumas horas e procurar outras atividades offline. Aproveite e leia alguns livros ou passe mais tempo com a família.

Veja este momento como uma oportunidade

É fato que não sabemos o que vai acontecer futuramente ou quando a pandemia vai acabar, mas ao invés de enxergar isso como algo ruim, que tal procurar as oportunidades que esse momento pode oferecer? Você pode usar o tempo livre para fazer um curso que pode agregar na sua vida profissional, ou mesmo colocar em prática aquele projeto que você sempre quis mas nunca teve tempo de planejar.