Larissa
Larissa especial e exclusivo para o RIC Mais

3 de abril de 2020 - 00:00

Atualizado em 3 de abril de 2020 - 00:00

0 Comentários
Coronavírus

Como a China conseguiu conter o Coronavírus?

O cenário mundial é cada vez mais complicado devido ao novo Coronavírus e a forma como a China conseguiu conter o vírus COVID-19, é um exemplo a ser seguido

Como a China conseguiu conter o Coronavírus?

O cenário mundial anda cada vez mais complicado devido ao novo Coronavírus e a forma como a China conseguiu conter o vírus COVID-19, é um exemplo a ser seguido por outros países, inclusive ocidentais como é o caso do Brasil.

No país onde surgiu o novo Coronavírus e provocou mais de 3 mil mortes e cerca de 80 mil e 800 infectados, já na terça-feira, dia 17 de março, registrou apenas 20 novos casos da doença, provando que as taxas de contaminação vem diminuindo gradualmente nas últimas semanas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça a brilhante atuação das autoridades chinesas mediante ao novo coronavírus, o chefe da missão de especialistas da OMS, afirma que:

“A China mudou o curso do surto dentro do país. O que era um crescimento rápido, estabilizou e começou a descer mais depressa do que alguém pode esperar quando se observa a dinâmica natural neste tipo de situações. Centenas de milhares de casos foram evitados na China graças a esta intervenção agressiva”.

O resultado tem a ver com a aplicação de padrões básicos de saúde pública, que basicamente consiste em: encontrar casos de contágio com vírus, isolá-los e aplicar limitações.

O caminho é traçar planos relacionados ao aumento de leitos hospitalares, ventiladores, fornecimento de oxigênio e capacidade laboratorial. Afinal, para evitar a evolução do novo Coronavírus é preciso agilizar a adaptar rapidamente a preparação para receber novos casos de infectados pelo país.

As estratégias que China usou para conter o Coronavírus:

  1. Restringir o movimento de pessoas. Através de medidas que impeçam a circulação ou aglomeração de pessoas em determinados locais.
  2. A construção de unidades ou hospitais especializados na luta contra o novo coronavírus e um acompanhamento científico ágil.
  3. Estabelecer ferramentas de diagnóstico e isolar o vírus no seu período de incubação.
  4. Organizar e executar um protocolo, como o alinhamento de planos de emergência em todos os níveis do governo.

Aqui você encontra os últimos decretos do Paraná.

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique atualizado.

Seta COMENTÁRIOS