Agronegócio

Coluna RIC Rural

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

8 de fevereiro de 2013 - 00:00 - Atualizado em 8 de fevereiro de 2013 - 00:00

De acordo com o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar de enfrentar problemas climáticos pontuais de Norte a Sul do país, o Brasil deve colher no ciclo 2012/13 uma grande safra de verão. Lazinski ainda falou sobre o excesso de chuva na região Centro-Norte e Centro-Oeste do país, enquanto no Sul as chuvas estão irregulares, mas dentro da média histórica.

Ainda de acordo com Lazinski o produtor desses estados deve ter cuidado com veranicos, já que os maiores volumes estarão concentrados em poucos dias e a chuva pode ficar suspensa por duas ou três semanas. Ele ainda ressaltou que em anos neutros como esse, o frio chega mais cedo.

Trigo

A Câmara de Comércio Exterior decidiu zerar a tarifa sobre as importações de trigo dos países que não pertencem ao Mercosul (Mercado Comum do Sul). Atualmente, a taxa está em 10%. A medida vale de abril a julho deste ano, para uma quota inicial de 1 milhão de toneladas do produto, que pode ser elevada a 2 milhões. A informação foi dada pelo secretario de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Célio Porto.

Maquinário 

As vendas de máquinas agrícolas do Brasil no mês passado somaram 5.859 unidades, registrando um recorde para meses de janeiro, no embalo do bom momento que vive o agronegócio brasileiro, segundo a Anfavea, associação que representa os fabricantes. As vendas de máquinas em janeiro tiveram alta de 2,3 por cento na comparação com dezembro e de 32,6 ante um ano atrás, informou a Anfavea na quarta-feira (06).

Copavel

Mais de 120 mil pessoas passaram pelo show rural Coopavel em Cascavel. Em três dias de evento. A FAEP e os sindicatos rurais só na quarta-feira (06) enviaram 60 ônibus com produtores de todo. O show rural termina hoje (08), quando devem passar pelo evento cerca de 200 mil visitantes.

O Sistema Ocepar em parceria com a Coodetec está com uma área construída de 200 metros quadrados onde os visitantes conhecem novidades apresentadas pela cooperativa nas variedades de soja e milho em suas áreas demonstrativas. Muitas delegações de cooperativas passam pelo estande.

Guaraniaçu

As primeiras áreas colhidas na região de Guaraniaçu, no oeste do Paraná,  estão apresentando boa produtividade, cerca de 140 sc/ alqueire na média. Mas a tendência é de redução com o andamento da colheita, pois as variedades mais tardias receberam menor volume de chuvas nessa região.

Para ver as matérias exibidas pelo RIC Rural, clique aqui.