Agronegócio

Coluna RIC Rural

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

6 de fevereiro de 2013 - 00:00 - Atualizado em 6 de fevereiro de 2013 - 00:00

Com apoio do Iapar, Emater/PR e Embrapa, a Cocamar promove amanhã (7), no município de Iporã, na região de Umuarama, a edição anual de um Dia de Campo. Com foco no sistema de integração lavoura, pecuária e floresta, o evento na Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT) da cooperativa começa às 13:30h. São esperados cerca de 200 convidados, entre técnicos, agricultores e pecuaristas.

Diesel

A alta dos preços do óleo diesel anunciada na semana passada pelo Governo Federal e o aumento das despesas com transporte por causa da nova lei do caminhoneiros devem pressionar os custos dos principais insumos agropecuários em 2013.

Grãos

O principal entrave para o agronegócio brasileiro continua sendo a questão logística, pois nos últimos cinco anos a produção de grãos aumentou em 50 milhões de toneladas, enquanto a infraestrutura para escoar a safra e transportar insumos até o campo continua a mesma.

Show Rural

Com mais de 50 metros de extensão, o Caminho do Biodiesel é a grande novidade do estande da BSBIOS na feira Show Rural Coopavel 2013 em Cascavel. Por meio de três estações, os visitantes conhecem melhor o que é o biodiesel, seus benefícios sociais e ambientais, quais são as principais matérias primas utilizadas para sua produção e ainda detalhes técnicos de plantio e colheita.

Grãos

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, estimou que a safra brasileira de grãos deve ficar em 185 milhões de toneladas em 2013. A estimativa oficial divulgada em janeiro pelo Ministério da Agricultura havia sido 180,4 milhões de toneladas com base em levantamentos da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Iapar

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realiza nesta quarta-feira (6), em Cascavel, o lançamento oficial das cultivares IPR Andorinha, de feijão, e BRS-IPR Bel, de batata.

O feijão IPR Andorinha foi obtido pelo método tradicional de melhoramento genético (sem uso de transgenia) e tem grãos do tipo comercial carioca. A variedade pode ser colhida em apenas 65 dias, se plantada em regiões de clima quente.

A batata BRS-IPR Bel desenvolvida em conjunto com a Embrapa, é um material que se destaca pelo elevado potencial produtivo. A variedade tem ciclo médio (110 dias), com bom aspecto vegetativo, atingindo boa cobertura do solo.

Para ver as matérias do RIC Rural, clique aqui.