Notícias

Clima em Curitiba: confira as principais características mês a mês

A capital paranaense possui temperatura média de 21°C. Confira as características do clima em Curitiba durante o ano, informações gerais e dados históricos.

Carolinne
Carolinne Moraes
Clima em Curitiba: confira as principais características mês a mês

21 de julho de 2020 - 16:22 - Atualizado em 4 de agosto de 2020 - 11:17

Quando se fala em clima em Curitiba durante o ano, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os diversos memes criados sobre o assunto. A cidade é considerada a capital mais fria do Brasil, e também uma das mais imprevisíveis na hora de estabelecer a previsão do tempo. Não é raro passar pelas quatro estações do ano em apenas 24 horas. Se você pretende ficar alguns dias na capital paranaense, ou está pensando em se mudar pra cá, é bom conhecer as principais características deste clima um tanto quanto temperamental. Assim, você pode identificar as melhores épocas do ano para visitar a cidade.

Características do clima em Curitiba

Ondas de calor no inverno e de frio no verão são muito comuns, por isso a cidade pode ter uma grande variação de temperatura em um único dia. Esta é uma das características clima de Curitiba Subtropical.

Ilustração do clima em Curitiba
Clima em Curitiba durante o dia.

A localização é o que faz de Curitiba a capital mais fria do país, já que a distância dos trópicos reduz a incidência dos raios solares na região sul, especialmente durante o inverno. Mas, não é só isso! Curitiba está em um planalto de 900 metros acima do nível do mar. Assim, o terreno plano com áreas inundadas e rodeado por montanhas – que ajudam a bloquear os ventos – contribui para a natureza variável do clima em Curitiba durante o ano. Eventualmente, a cidade tem o clima influenciado pelas massas de ar seco que predominam no centro-sul do Brasil.

Como é o clima em Curitiba durante o ano?

Apesar da fama de capital mais fria do país, Curitiba possui um clima quente e temperado durante o ano. No verão, encontramos temperaturas mornas. Já no inverno, o clima Curitiba é ameno e de céu parcialmente encoberto. Todos os meses contam com precipitação, ou seja, pluviosidade significativa. Isso quer dizer que é muito comum sair na rua em um dia quente, e se deparar com um intenso temporal.

Abaixo, analisamos o clima em Curitiba por meses e fornecemos mais detalhes sobre as temperaturas e precipitações em cada época do ano. Acompanhe!

Como é o clima em Curitiba. Fonte: Worldmeteo.info
Clima em Curitiba durante o ano.
Clima em Curitiba durante o ano, dados gerais por meses. Fonte: Worldmeteo.info

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os meses mais frios do ano são julho e agosto, e os meses mais quentes janeiro e fevereiro. O período com maior índice de precipitação em Curitiba, que indica mais pancadas de chuva, ocorre de outubro a março. A probabilidade de chuva na cidade varia de maneira significativa ao longo do ano, mas índice pluviométrico é maior no mês de janeiro.

Relembre as datas das estações do ano no Hemisfério Sul:

  • Outono – 20 de março a 20 de junho
  • Inverno – 20 de junho a 22 de setembro
  • Primavera – 22 de setembro a 21 de dezembro
  • Verão – 21 de dezembro a 20 de março

Clima em Curitiba no Verão

clima Curitiba no verão é muito agradável, com temperatura média de 21°C, passando de 30°C nos dias mais quentes. Sobretudo, Curitiba não tem uma estação de seca, e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, sendo mais intensas no verão, do final de novembro a meados de março.

Mostrar o clima em Curitiba
Curitiba tem clima agradável no verão.

Clima em Curitiba no Inverno

temperatura média da cidade no inverno é de 13 °C, podendo chegar a números negativos nos dias mais frios, de madrugada e de manhã. Os meses de julho e agosto são os mais frios do ano, mas também os menos chuvosos. As manhãs de inverno costumam vir acompanhadas de uma neblina matinal. Apesar de ser considerada a capital mais fria do Brasil, a ocorrência de neve em Curitiba é bastante rara, registrada em média uma vez a cada dez anos.

Dados históricos do clima em Curitiba

E por falar em neve, ficou curioso para saber quando nevou em Curitiba? O último registro ocorreu no dia 23 de julho de 2013, junto com uma chuva congelada. Outros registros oficiais de neve na cidade aconteceram nos anos de 1889, 1892, 1912, 1928 (com o recorde de dois dias), 1942, 1957, 1975 e 1979. Existem também registros da ocorrência do fenômeno em fraca intensidade nos anos de 1955, 1965, 1981 e 1988. Estes são os dados históricos do clima em Curitiba.

Já a menor temperatura registrada em Curitiba, segundo o INMET, foi de -5,4 °C, no dia 2 de setembro de 1972. A maior temperatura da capital paranaense atingiu 35,2 °C, no dia 17 de novembro de 1985.

Também de acordo com os dados do INMET, o maior acumulado de precipitação foi registrado no dia 22 de fevereiro de 1999, de 146,2 mm. Outros grandes acumulados ocorreram nos dias 21 de junho de 2013 (128,2 mm), 8 de janeiro de 1995 (121 mm), 5 de junho de 2012 (106,8 mm) e 20 de janeiro de 2007 (106,3 mm). Em julho de 2017, Curitiba registrou chuva congelada.

Previsão do tempo Curitiba

Como já mencionamos, é difícil acertar a previsão do tempo em Curitiba. A boa notícia é que as previsões divulgadas pelo SIMEPAR estão cada dia mais assertivas. Segundo análises realizadas por outros institutos, os números eram antes cerca de 50% confiáveis, agora a margem de acerto do clima Curitiba chega a 90%.

De acordo com os dados gerais ao longo dos anos, a temperatura em Curitiba varia de 10 °C a 26 °C, raramente sendo inferior a 5 °C ou superior a 30 °C. Para acompanhar o clima Curitiba e suas mudanças, é preciso ficar atento a todos os dados meteorológicos divulgados no dia.  

A melhor época para visitar Curitiba

De acordo com dados e estatísticas do índice de Turismo, a melhor época para visitar Curitiba e curtir dias quentes e menos chuva é do mês de de março a maio, preferencialmente em abril. É quando acaba de ocorrer a troca de estação verão/outono. O clima Curitiba no outono é marcado por temperaturas amenas e dias mais secos, por isso é o mais indicado para conhecer a cidade.

Não importa a época do ano que você esteja na cidade, a nossa dica para evitar surpresas ao sair de casa em Curitiba é considerar sempre a previsão climática do dia. Lembrando, claro, que o tempo pode se transformar a qualquer momento. 😅