Clima e Tempo

Ciclone que se aproxima do Paraná já causa estragos em Santa Catarina

Ventos de até 60 km/hora devem atingir o Paraná nesta quarta-feira (8)

Guilherme
Guilherme Becker / Editor com informações do portal ND
Ciclone que se aproxima do Paraná já causa estragos em Santa Catarina
(FOTO: REPRODUÇÃO/ PORTAL ND)

8 de julho de 2020 - 14:17 - Atualizado em 8 de julho de 2020 - 14:17

O ciclone extratropical que atinge a região Sul do Brasil deve chegar ao Paraná nesta quarta-feira (8). Diferente do fenômeno que assustou os paranaenses na semana passada, com ventos acima de 100 km/hora, o novo ciclone não deve causar tantos estragos. A previsão do Simepar é que as rajadas de vento desta vez variem entre 50 e 60 km/hora, sem temporais.

Na madrugada e manhã desta quarta-feira (8) o ciclone extratropical já causou estragos em Santa Catarina. Após fortes chuvas na região sul do estado, ruas e residências foram inundadas e moradores precisaram ser resgatados com botes e encaminhados para abrigos.

Ciclone já atinge Santa Catarina

Os municípios de Praia Grande, Passos de Torres e Arroio do Silva já tiveram danos por causa da passagem do fenômeno meteorológico. Segundo a prefeitura de Praia Grande, que contou com o apoio da Defesa Civil, pelo menos 80 casas foram inundadas pelo grande volume de chuva. 

ciclone santa catarina
Balneário Arroio da Silva (Foto: Reprodução redes sociais/ Divulgação/ ND)

Já o abrigo preparado em Passos de Torres recebeu pelo menos 70 pessoas nesta quarta-feira (8), após a chuva deixar moradores ilhados. As vítimas foram resgatadas com botes

Em Santa Catarina, a Defesa Civil ainda emitiu alerta sobre riscos de deslizamentos em algumas cidades. Confira no mapa:

deslizamentos santa catarina
(FOTO: REPRODUÇÃO/ DEFESA CIVIL)

Ciclone deve causar ventos fortes no Paraná

No Paraná os efeitos do fenômeno devem ser menores do que os registrados no último dia 30. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu Alerta Laranja de chuvas e ventos para o estado paranaense

Apesar do alerta, os ventos devem ter entre 50 e 60 km/hora. Vale ressaltar que na semana passada, Curitiba registrou rajadas de 97 km/hora e Laranjeiras do Sul chegou a ter ventos de 119 km/hora.

Após a passagem deste ciclone extratropical, uma frente fria deve atingir o Paraná, fazendo com que as temperaturas caiam nos próximos dias.