Clima e Tempo

Plantações amanhecem cobertas de estalactites de gelo no Paraná; veja vídeos!

Vários municípios paranaenses registram temperaturas negativas na madrugada desta quinta; a causa do frio fora do comum é uma massa de ar polar que se estabeleceu sobre o estado 

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Plantações amanhecem cobertas de estalactites de gelo no Paraná; veja vídeos!
Foto: Reprodução/Notícias de Marialva

29 de julho de 2021 - 17:16 - Atualizado em 29 de julho de 2021 - 17:36

Produtores rurais de São Jerônimo da Serra e Marialva, cidades do norte paranaense, ficaram surpresos ao encontrarem suas plantações cobertas por estalactites de gelo formadas pela água do sistema de irrigação na manhã desta quinta-feira (29). (Veja vídeos abaixo)

Em São Jerônimo da Serra, a temperatura mínima chegou a -1ºC entre a madrugada e a manhã, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Foi lá que Paulo Cristiano Moreno filmou sua lavoura de tomate nas primeiras horas do dia. Segundo ele, 60% da plantação foi perdida porque acabou congelada pela geada

Leia também: ASAS DE AVIÃO CONGELAM E AERONAVE NÃO CONSEGUE DECOLAR NA GRANDE CURITIBA

Já em Marialva, onde os termômetros também marcaram a temperatura negativa de -1ºC, o casal Clarice e Laércio Brique tiveram seus parreirais atingidos pelo frio. Em vídeos e fotos, eles registraram estalactites de gelo sobre a proteção dos pés de uva. As perdas ainda não foram contabilizadas pela família. 

De acordo com o Simepar, na sexta-feira (30), o frio começa a amenizar nos dois municípios. A previsão é de que os termômetros marquem em São Jerônimo da Serra temperaturas entre 2ºC e 15ºC e em Marialva 3ºC e 19ºC.

Massa de ar polar no Paraná

A massa de ar polar que está causando frio intenso no Paraná e em várias regiões do Brasil chegou no estado na última terça-feira (27). Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, entre a quinta-feira (29) e o dia 2 de agosto há previsão de geada em praticamente todas as regiões paranaenses.