Clima e Tempo

Frio intenso: Defesa Civil do Paraná diz que monitora ‘possíveis eventos severos’

O órgão confirmou a chegada de uma massa de ar polar ao estado

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Frio intenso: Defesa Civil do Paraná diz que monitora ‘possíveis eventos severos’
(Foto: Valdelino Pontes)

24 de julho de 2021 - 17:05 - Atualizado em 24 de julho de 2021 - 17:05

Uma nova frente fria e uma massa de ar polar de grande intensidade devem chegar ao Sul do Brasil na próxima semana, causando um dos períodos mais gelados dos últimos anos. Segundo o Climatempo, há previsão de neve para a madrugada de quarta-feira (28) em algumas regiões.

Por conta desse cenário, a Defesa Civil do Paraná emitiu uma nota para esclarecer que “as informações trazem dados de previsões baseadas em modelos matemáticos que refletem as temperaturas em altitudes de aproximadamente 1.500 metros”. O órgão ressalta que “em grandes altitudes as temperaturas são mais baixas, sendo que mais próximo à superfície não se traduzem no mesmo valor”.

A Defesa Civil confirma que haverá uma massa de ar polar no estado que trará temperaturas mais baixas.

“Entretanto, por mais que a temperatura caia, não deve permanecer dentro dos padrões típicos de inverno do Sul do país. Isso quer dizer que os invernos não tão frios que tivemos recentemente refletem padrão atípico para o inverno de nossa região”, diz a nota.

A entidade afirma que está atenta “e monitorando esses possíveis eventos severos a fim de avisar e apoiar a população do Estado”.