Coronavírus

Cine Passeio passa a exibir filmes em plataforma virtual a partir desta quinta-feira (30)

Toda a programação é gratuita e o espectador é quem escolhe o melhor horário para assistir

Caroline
Caroline Berticelli / Editora com informações da Prefeitura de Curitiba
Cine Passeio passa a exibir filmes em plataforma virtual a partir desta quinta-feira (30)
Foto: Daniel Castellano/SMCS

30 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 30 de abril de 2020 - 00:00

O Cine Passeio estreia nesta quinta-feira (30) uma novidade para incentivar o distanciamento social. Além de uma plataforma que exibirá filmes online, também fazem parte da iniciativa o podcast Passeio e a aulas sobre cinema.

A ideia, segundo os curadores do projeto multimídia Passeio em Casa, Marcos Jorge e Marden Machado, é levar a programação de filmes, bate-papos e aulas do Cine Passeio – enquanto durar o isolamento social – para dentro da casa dos cinéfilos. Como o projeto deverá se tornar permanente, mais tarde será possível acessar a programação de qualquer lugar.

Toda a programação é gratuita e o acesso é feito pela página www.cinepasseio.org. 

Novo Cine Vitória

Estrela do Passeio em Casa, a nova sala virtual Cine Vitória inaugura a iniciativa com cinco filmes (quatro longas e um curta-metragem) em quatro sessões disponíveis em qualquer horário

Primeira sessão

A primeira sessão resulta de uma seleção de filmes de ficção feitos em Curitiba, por realizadores curitibanos ou que moram na cidade, e que fizeram parte da programação da Mostra Curitiba de Cinema 2019. Os títulos escolhidos são o curta Do Tempo Que Eu Comia Pipoca (de Catherine Agniez e Heloísa Passos e com Guta Stresser no elenco) e Lance Maior (de Sylvio Back, primeiro longa rodado em Curitiba, em 1968). 

Segunda sessão

A seguir vem o autobiográfico Meu Amigo Hindu, último filme de Hector Babenco e estrelado por Willem Dafoe e Barbara Paz. Este filme integra a Mostra Hector Babenco, que nas próximas semanas exibirá oito dos dez filmes dirigidos pelo cineasta. 

Terceira sessão

A terceira sessão selecionou o épico Revolução em Paris, de Pierre Schoeller, sobre a Queda da Bastilha e o nascimento da Revolução Francesa. O filme integra a Mostra Varilux de Cinema Francês.

Quarta sessão

Benzinho, de Gustavo Pizzi, está na quarta sessão. O filme foi vencedor de várias edições do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – o Oscar do cinema nacional. Por acordo firmado com a distribuidora, o número de acessos foi limitado em 60 visualizações

Segundo Marden Machado, o nome Cine Vitória é referência às adaptações da rotina cultural do cenário da pandemia de covid-19 e também homenagem ao maior cinema de rua de Curitiba e um dos maiores do Brasil. O Cine Vitória funcionou de 1963 a 1987 na Rua Barão do Rio Branco, no Centro, e reuniu estrelas do cinema nacional e estrangeiro. No local, havia uma calçada da fama para registrar a passagem das estrelas da telona do passado.

Outras plataformas

Masterclasses

Outra estreia do Projeto Cinema em Casa, as masterclasses e debates do ciclo Conversas Sobre Cinema começam neste sábado (02). Sempre das 15h às 17h, elas serão ministradas por nomes representativos do cenário audiovisual brasileiro, na sala virtual de cursos, por meio de vídeoconferência.

A primeira ficará a cargo do pesquisador Fernando Brito, curador da distribuidora Versátil, que abordará o centenário do cineasta italiano Federico Fellini. É necessário fazer inscrição para receber o acesso às masterclasses e as vagas são limitadas.

Podcast Passeio

Brito também será a atração da estreia do Podcast Passeio, a partir de sexta-feira (1º). Ele trará para a mídia de áudio os assuntos tratados em sua masterclass virtual sobre a carreira de Fellini e sua filmografia.

Na segunda-feira (4), será lançado o segundo bate-papo em podcast. A convidada é a atriz de Meu Amigo Hindu, Bárbara Paz. Os podcasts serão sempre disponibilizados no site do espaço, sendo possível o acesso pelas plataformas Spotify ou Deezer.

Serviço: Passeio em Casa

Para acesso grátis: 

Cine Vitória – o espectador escolhe o horário pelo www.cinepasseio.org 

Podcast Passeio – o espectador escolhe o horário pelo http://www.cinepasseio.org/podcasts , Spotify ou Deezer

Conversas Sobre Cinema (masterclasses) – sempre aos sábados, das 15h às 17h, mediante inscrição prévia pelo http://www.cinepasseio.org/acontecendo