Internacionais

Cidade-sede da Copa recomenda ‘banho a dois’ para economizar água

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

4 de julho de 2018 - 00:00 - Atualizado em 4 de julho de 2018 - 00:00

‘Poupe água e tome banho junto’, teria dito rede de abastecimento de água. (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

Rede de abastecimento de Samara, palco de Suécia x Inglaterra, admitiu queda da pressão e está preocupada com consumo total de água dos turistas durante a Copa

Um suposto comunicado divulgado nesta quarta-feira (4) pela companhia de água de Samara, palco Suécia x Inglaterra no fim de semana, teria recomendado que seus cidadão economizem água ao extremo pelo menos até o final desta Copa do Mundo.

Copa na Rússia

Poucas horas depois que alguns dos veículos de críticas à Copa noticiaram a recomendação, um comunicado distribuído pela Samarskiye Kommunalniye Systemy foi retirado do ar. Segundo esses órgão opositores, a sugestão “poupe água e tome banho junto” vinha acompanhada de uma carinha feliz ao final do texto. A companhia ainda não retornou os contatos da reportagem por e-mail.

Ainda assim, era possível ler no site oficial da companhia que devido ao calor na cidade nos últimos dias “observou-se um aumento significativo no consumo de água fria”.

“Nos últimos dias, quase 10% a mais de água foi fornecido ao sistema de abastecimento da cidade em relação aos dias comuns”, diz o texto mantido no ar. “Milhares de visitantes na cidade, também se utilizando de água, contribuíram para o aumento do consumo. Em algumas regiões, durante as horas de maior consumo, há uma ligeira diminuição da pressão.”

Leia também: Copa do Mundo: transmissão na Arena conta com música eletrônica

Samara – palco de quatro jogos da primeira fase, um confronto das oitavas (Brasil x México), além da partida de quartas de final (Suécia x Inglaterra) – é a sexta maior cidade da Rússia em termos de população. Enquanto a capital Moscou tem pouco mais 11,5 milhões de habitantes, Samara conta com cerca de 1,1 milhão de pessoas.

Curta a página do RIC Mais Paraná no Facebook