O ano de 2021 foi de incertezas com relação à Covid-19 e também esperança com a chegada das vacinas à população. Os paranaenses começaram a se reerguer após um ano difícil em 2020 e comemoraram a retomada da normalidade com o avanço da imunização.

Ainda, algumas perdas abalaram o Estado, como a morte do arquiteto, urbanista e ex-governandor do Paraná, Jaime Lerner, que deixou um legado importante, e o registro de mortes violentas – em especial crimes contra as mulheres. Casos que estavam em aberto foram solucionados, com o julgamento de homicídios de grande repercussão, com a condenação de Luis Felipe Manvailer, acusado de matar a esposa Tatiane Spitzer, e Carlos Eduardo dos Santos, que violentou e matou a pequena Rachel Genofre.

No esporte, clubes paranaenses tiveram destaque com a conquista do bicampeonato da Copa Sul-Americana pelo Athletico Paranaense, e o acesso à Série A pelo Coritiba.

Relembre como foi o ano com a retrospectiva 2021 do RIC Mais:

Janeiro 

Primeiros vacinados

Janeiro foi um mês de comemoração e esperança com a chegada das primeiras doses de vacina contra a Covid-19 ao Paraná. No dia 18, oito funcionários do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, foram imunizados. O momento histórico foi celebrado e marcou o início das aplicações de Coronavac, Pfizer, AstraZeneca Janssen nos paranaenses. 

Acidente com 19 mortos

(Foto: Reprodução)

No final do mês, no entanto, um acidente gravíssimo deixou 19 mortos e pelo menos 30 feridos na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. As vítimas estavam em um ônibus de turismo, que perdeu o controle em uma curva da rodovia e tombou para fora da pista.

Fevereiro

Concurso da Polícia Civil suspenso

Em fevereiro estava marcado o concurso da Polícia Civil do Paraná, que reuniria quase 106 mil pessoas na capital e em cidades da região metropolitana no dia 21. No entanto, a instituição decidiu suspender a prova horas antes da aplicação, o que revoltou participantes que já haviam viajado e pago hospedagem para participar do concurso. A prova foi remarcada e realizada no dia 3 de outubro deste ano.

Irmãos mortos em acidente

(Foto: Reprodução/ RIC Record TV)

Ainda, um acidente trágico registrado em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, marcou o mês de fevereiro. No dia 27, dois irmãos, Carlos Rybinski e Moacir Rybinski, morreram ao terem o carro atingido por um motorista que estava em alta velocidade e que furou o sinal vermelho. Na época, o Paraná estava em restrições de circulação devido à pandemia da Covid-19.

Março

Bandeira vermelha em Curitiba

Apesar da vacinação estar em andamento no Paraná, Curitiba teve uma piora no número de casos em março, com recorde de mortes pela doença e anúncio da bandeira vermelha na capital. Para reduzir a circulação na cidade, a Prefeitura instituiu restrições mais rígidas e suspendeu quase todas as atividades, permitindo apenas os serviços essenciais.

Abril

Ferry boat de Guaratuba

Em abril, uma nova empresa começou a operar as atividades do ferry boat na Baía de Guaratuba, no Litoral. Houve reajuste na tarifa e a expectativa era de que os serviços passassem por melhorias, porém vários problemas de estrutura e equipamentos têm marcado o ano. Agora em dezembro, a empresa chegou a limitar a travessia de veículos com mais de três eixos ou superiores a 14 metros de comprimento na tentativa de reduzir o tempo de espera para cruzar a baía.

Mulher morta no guarda-roupa

(Foto: Redes Sociais)

Em Cascavel, o corpo de uma mulher foi encontrado dentro de um guarda-roupa na área rural da cidade. A vítima foi identificada como Gisele dos Santos, de 26 anos. Ela estava amarrada e foi morta, segundo o Ministério Público do Paraná, por asfixia. Em outubro deste ano, o homem acusado de cometer o crime, Márcio dos Santos, foi condenado a 31 anos, 4 meses e 15 dias de prisão.

Maio

Julgamento Manvailer

(Foto: Redes Sociais)

Luis Felipe Manvailer foi condenado, no dia 10 de maio, a 31 anos, 9 meses e 18 dias de prisão em regime fechado pela morte da esposa, a advogada Tatiane Spitzner. A equipe do portal RIC Mais acompanhou os sete dias de julgamento e fez a cobertura em tempo real do júri popular, no Fórum da Comarca de Guarapuava, nos Campos Gerais. O caso teve repercussão nacional após a divulgação de imagens de câmeras de segurança que mostravam Tatiane sendo agredida, caindo da sacada do prédio onde morava e, depois, sendo arrastada por Manvailer da calçada até o apartamento do casal.

Caso Rachel Genofre

(Foto:  Reprodução/RIC Record TV)

Em 12 de maio, Carlos Eduardo dos Santos, o acusado de matar a menina Rachel Genofre, foi condenado a 50 anos de prisão. Rachel tinha nove anos quando foi violentada sexualmente e brutalmente assassinada após sair da escola em que estudava, no Centro de Curitiba, no dia 3 de novembro de 2008. O corpo da menina foi encontrado dois dias depois, enrolado em lençóis, dentro de uma mala que estava embaixo de uma escada na Rodoferroviária de Curitiba.

O caso ficou sem resolução por quase 11 anos, até que Carlos foi identificada como suspeito através do cruzamento de um banco de dados entre o Paraná e São Paulo. O homem já estava preso por outros crimes e confessou que abusou sexualmente da menina. No julgamento, Carlos afirmou que não matou a criança, mas os jurados o decretaram culpado por homicídio triplamente qualificado – mediante meio cruel, asfixia e ocultação do corpo – e por atentado violento ao pudor.

Morte de Jaime Lerner

(Foto: André Sanches)

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner morreu no dia 27 de maio, no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, onde estava internado desde o dia anterior por causa de complicações de doença renal crônica. Lerner já tinha sido governador do Paraná e prefeito da capital paranaense. Políticos e personalidades lamentaram a perda na época, que repercutiu em todo o Estado.

Serial killer de homossexuais

Após fazer diversas vítimas no Paraná e em Santa Catarina, foi preso no dia 29 de maio o suspeito de ser um serial killer de homossexuais. José Tiago Correia Soroka foi detido em Curitiba, após dias de investigações policiais, e é apontado como autor de pelo menos três homicídios.

Conforme a Polícia Civil, o suspeito marcava os encontros por aplicativos de relacionamento entre homossexuais. Em um primeiro momento, o indivíduo trocava fotos com as vítimas e, posteriormente, se deslocava até a residência. Ao chegar no local, o suspeito estrangulava os rapazes e os cobria com cobertas após o sufocamento.

Junho

Primeiro caso variante Delta no Paraná

Logo no início do mês, no dia 2, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou o primeiro caso da cepa B.1.617 no Paraná, a variante Delta. Uma mulher de 71 anos, moradora de Apucarana, apresentou os sintomas da doença no dia 19 de abril após contato com casos confirmados. Ela realizou coleta de exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 no dia 26 de abril. Chegou a ficar hospitalizada e teve alta.

Caso Ana Paula

Ana Paula Campestrini foi morta a tiros no momento em que chegava em casa no bairro Santa Cândida, em Curitiba, no dia 22 de junho. Nos dias seguintes, a Polícia Civil apontou que o ex-marido de Ana Paula, Wagner Cardeal Oganauskas, foi o mandante do crime e que um amigo do homem, Marcos Antônio Ramon, foi o autor dos disparos. Os dois foram presos e denunciados pelo Ministério Público do Paraná por feminicídio qualificado por motivo torpe, pagamento de recompensa e recurso que dificultou a defesa da vítima

Câmeras de segurança flagraram o momento dos tiros. Relembre:

Julho

Julho foi marcado por uma tragédia que deixou seis pessoas da mesma família mortas após a embarcação em que estavam virar no Rio Ivaí. Ao todo, nove pessoas estavam no barco, mas três delas conseguiram nadar e foram resgatadas com vida. O corpo da última vítima afogada, um menino de 8 anos, foi encontrado somente 10 dias após o acidente.

Agosto

Caso Renata Larissa

(Foto: Redes Sociais)

Foi condenado a 40 anos e 3 meses de prisão em regime fechado o ex-policial militar Peterson Cordeiro pela morte da jovem Renata Larissa dos Santos. Peterson foi condenado por homicídio, com pelo menos três qualificadoras: impedir defesa da vítima, feminícidio e matar para ocultar crime de estupro.

Renata Larissa, de 22 anos, desapareceu no dia 27 de maio de 2018, ao sair para encontrar Peterson. O corpo da vítima só foi localizado mais de dois meses depois, em um matagal às margens da BR-376, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no dia 1º de agosto de 2018. No celular do ex-policial, a Polícia Civil encontrou fotos e vídeos da vítima nua, com as mãos algemadas para trás, sendo estuprada. O laudo da morte de Renata Larissa apontou que a jovem foi estrangulada.

Setembro

Coletor de lixo salva criança

Um vídeo impressionante, divulgado no dia 2 de setembro, emocionou os paranaenses. As imagens mostraram um coletor de lixo salvando uma criança, de apenas cinco anos, de ser atropelada por uma caminhonete. O trabalhador, Kelvin Jonathan, estava em cima do caminhão no momento em que viu Lucas correndo em direção à rua e agiu rapidamente para evitar uma tragédia.

Confira o vídeo:

Ciclista sofre assédio em Palmas

A violência contra as mulheres e o assédio foi tema recorrente deste ano. No dia 28, o vídeo de uma ciclista sendo assediada e derrubada no chão enquanto andava de bicicleta em Palmas, no sudoeste do Paraná, viralizou nas redes sociais. A vítima, Andressa Lustosa, ficou indignada com a situação e denunciou o caso à polícia. O suspeito foi indiciado por importunação sexual e lesão corporal.

Vídeo:

Outubro

Explosão em churrasqueira

(Foto: Tiago Silva/ RIC Record TV)

Quatro amigos morreram após uma explosão em uma churrasqueira em Curitiba. As vítimas estavam em uma confraternização quando um deles teria jogado gasolina para acender o fogo. Houve uma grande explosão e quatro pessoas tiveram queimaduras gravíssimas, foram encaminhadas para o hospital, mas não resistiram.

Novembro

Sérgio Moro se filia ao Podemos

(Foto: Camila Andrade/ RIC Record TV)

Na manhã de 10 de novembro, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro oficializou sua filiação ao partido político Podemos em um evento em Brasília. Com a filiação, há a expectativa de que Moro se candidate a algum cargo nas próximas eleições sendo, inclusive, a presidência uma das possibilidades.

Coritiba sobe para a Série A

(Foto: Reprodução/Coritiba)

Após o jogo do dia 14, o Coritiba garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro para 2022 ao vencer o Brasil de Pelotas por 2 a 1. O campão da Série B foi definido dias depois e quem ficou com o título foi o Botafogo.

Athletico Paranaense é campeão da Sul-Americana

(Foto: Divulgação / CAP)

O Clube Athetico Paranaense fez história em novembro, ao vencer o Bragantino no dia 20 em um jogo disputado no Uruguai e se tornar bicampeão Copa Sul-Americana. Com o título, o Athletico embolsou U$$ 4 milhões, o equivalente a R$ 22,1 milhões, e garantiu uma vaga na fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores.

Abertura das cancelas de pedágio

Após vários debates sobre os pedágios no Paraná e o fim da concessão das empresas que prestavam o serviço nas rodovias que fazem parte do Anel de Integração no Estado, as cancelas foram abertas e a tarifa deixou de ser cobrada no dia 28 de novembro, após 24 anos. A partir de então, até que novas empresas assumam o pedágio, o Governo do Estado é responsável pelos trechos e reforçou as equipes de segurança, de socorro e operacionais para atender a população durante o período.

Dezembro

Natal com programação gratuita

(Foto: Hully Paiva/SMCS)

O destaque do último mês do ano foram as atrações natalinas gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Curitiba durante todo o mês. Foram shows, espetáculos, autos, brinquedos, muita música, dança e decoração espalhados pelos bairros da capital paranaense. O RIC Mais divulgou a programação diária no portal e nas redes sociais e também o cronograma de final de semana em diversas cidades do Paraná.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui!

28 dez 2021, às 11h40.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO
Mostrar próximo post
Carregando