Notícias

Centenas prestam homenagem a rapaz morto pela GM no Largo da Ordem; veja fotos

Cerca de 300 pessoas se reuniram no local onde Mateus Noga, 22, foi assassinado no dia 11 de setembro

Andrea
Andrea Torrente / Editor
Centenas prestam homenagem a rapaz morto pela GM no Largo da Ordem; veja fotos
Manifestantes prestaram homenagem a Mateus Noga, 22, morto pela Guarda Municipal.(Foto: Christopher Spuldaro/RIC REcord TV)

19 de setembro de 2021 - 14:47 - Atualizado em 19 de setembro de 2021 - 14:47

Cerca de 300 pessoas prestaram homenagem, na noite deste sábado (18), a Mateus Noga, o rapaz de 22 anos que foi morto a tiros pela Guarda Municipal no Largo da Ordem, no centro de Curitiba, no dia 11 de setembro. Com cartazes e vela, os manifestantes se reuniram em frente ao Cavalo Babão para pedir justiça pelo jovem e a liberação das imagens das câmaras de segurança que registraram o assassinato.

“Viemos cobrar posição do prefeito [Rafael Greca] que não quer liberar as imagens e pressionar a prefeitura. O de Mateus não é um caso isolado, sabemos que a violência policial atinge os lugares mais periféricos da cidade e não existe a mesma forma de repressão no Batel, Itupava ou Água Verde. A nossa é uma revindicação geral pelo fim da violência policial”

explica Amanda Mendes, militante do movimento Kizomba e do Coletivo Enegrecer, e uma das organizadoras do ato.

O protesto reuniu movimentos sociais, representantes de sindicatos e os vereadores Carol Dartora e Renato Freitas, do Partido dos Trabalhadores, e Maria Letícia (PV). Estavam presentes também o pai e o tio de Mateus, além de Deivison, o amigo que estava com Mateus momentos antes da morte. Os manifestantes relembraram a última noite do rapaz, rezaram o Pai Nosso e gritaram várias vezes “Mateus presente”.

Pelo menos sete viaturas da Polícia Militar acompanharam de perto o ato, que começou por volta das 19 horas e foi encerrado cerca de duas horas mais tarde. Antes de deixar o local, os manifestantes jogaram flores na fonte do Cavalo Babão, um último gesto de homenagem a Mateus.