Notícias

Carros usados: saiba qual é o efeito do pneu careca no piso seco

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

16 de maio de 2017 - 00:00 - Atualizado em 16 de maio de 2017 - 00:00

Rodar com pneus carecas além de coloca a sua segurança em risco, pode fazer você levar uma multa grave e ganhar 5 pontos na carteira (Foto: Reprodução/Chaves na Mão)

Se o pneu careca no piso molhado é um perigo à segurança dos motoristas, você sabe qual é o seu efeito em piso seco? Confira!

O pneu tem suas ranhuras com o objetivo de escoar a água em piso molhado. É por este motivo que o carro perde a sua estabilidade ao frear em uma situação como esta, quando está com o pneu careca.

O desenho é projetado com o objetivo de jogar a água para fora do pneu e evitar a aquaplanagem.

Você já deve ter percebido que os carros de corrida utilizam o pneu “slick”, também chamado de pneus lisos. Este tipo de pneu proporciona maior aderência do pneu com a pista, fazendo com que o carro ganhe mais velocidade. Quando a pista está molhada, os pneus são substituídos pelos modelos com ranhuras, conhecidos também como “bolacha”, para poder escoar a água que entra em contato com o pneu e evitar a aquaplanagem.

Então, sabendo disto, o seu carro levará vantagem rodando com pneus carecas em pisos secos? Isso quer dizer que, um pneu careca, também levará vantagem sobre um pneu novo no piso seco?

Segundo o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, Roberto Falkenstein “os pneus slicks são projetados e desenvolvidos especificamente para funcionar com a superfície lisa e para uso em competições. Nestas condições, eles garantem o máximo de aderência possível”.

Ou seja, os pneus carecas de carros usados não terão o mesmo efeito do pneu utilizado pelos carros de corrida, pois eles contam com dimensões diferentes e outros compostos que podem se moldar no asfalto gerando mais aderência.

Os pneus fabricados para carros convencionais são feitos com um estilo de borracha capaz de rodar milhares de quilômetros e, por este motivo, o material é mais duro. Quando o pneu fica careca, ou seja, perde as suas ranhuras, a banda de rodagem restante não é macia o suficiente a ponto de otimizar a aderência.  

Rodar com pneus carecas além de coloca a sua segurança em risco, pode fazer você levar uma multa grave e ganhar 5 pontos na carteira!

Informamos aos nossos visitantes que nosso site utiliza cookies. Ao usar nosso site, você concorda com nossos Termos de Uso. A maioria dos navegadores aceita cookies automaticamente. Para ver quais cookies utilizamos, acesse nossa Política de Privacidade.