Coronavírus

Curitiba vacina idosos contra a gripe fora das unidades de saúde; confira pontos de imunização

Lucas
Lucas Sarzi Com informações da Prefeitura de Curitiba
Curitiba vacina idosos contra a gripe fora das unidades de saúde; confira pontos de imunização
Vacinação em esquema drive thru no estacionamento do restaurante Madalosso. (Foto: Thaís Travençoli/RIC Record TV)

23 de março de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:50

A campanha de vacinação contra a gripe que começa nesta segunda-feira (23) ocorre fora das unidades de saúde em Curitiba. Para a imunização, a Prefeitura montou 42 pontos externos que vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h as 17h.

Destes pontos, cinco vão funcionar como um “drive thru” para os idosos, onde a população vai de carro até o local e não é necessário sair do veículo para receber a imunização. A prefeitura orienta que idosos com dificuldade de locomoção utilizem os drive-thrus e que o restante vá até os outro pontos de vacinação ao ar livre.

VEJA AQUI PONTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA IDOSOS

O público-alvo de idosos é de 118 mil pessoas. A medida busca afastar os idosos do risco de contrair o novo coronavírus, já que as unidades de saúde estão recebendo pacientes suspeitos de infecção.

Neste ano, o Ministério da Saúde adiantou o início da campanha contra a gripe em quase um mês, em decorrência da epidemia do novo coronavírus. O objetivo é imunizar a população-alvo contra influenza e minimizar os impactos da doença no sistema de saúde.

Drive thru

Os pontos com drive thru para os idosos vão ser a Praça Afonso Botelho (do Atlético), Praça da Maternidade Bairro Novo, Praça do Eucaliptos, o Restaurante Madalosso e a Paróquia Santo Antônio.

Primeira fase

A vacinação vai ser feita de forma escalonada. A partir de segunda-feira, na primeira fase, vão ser imunizados idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde. O público-alvo estimado da campanha toda é de 620 mil pessoas. A meta é vacinar 90% deste público-alvo definido pelo Ministério da Saúde de acordo com o critério de vulnerabilidade em relação à doença. A data prevista de encerramento da campanha é 22/5.

O Dia D está marcado para 9/5. “Nesse momento é de extrema importância que as pessoas do público-alvo se vacinem contra a gripe, nos ajuda a evitar que mais pessoas fiquem doentes”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Calendário de vacinação

Como informado, a campanha de vacinação contra a gripe de 2020 vai ser escalonada, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde:

  • 1ª fase (a partir de 23/3) – Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.
  • 2ª fase (a partir de 16/4) – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e doentes crônicos (que tenham prescrição médica ou sejam acompanhados por programas da unidade de saúde).
  • 3ª fase (a partir do dia 9/5) – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebês até 45 dias e apresentem algum documento que comprove a condição) e adultos de 55 a 59 anos.