Guilherme
Guilherme Becker / Editor

2 de junho de 2020 - 16:41

Atualizado em 2 de junho de 2020 - 16:55

Notícias

Rodízio de água: confira o calendário para os próximos dias em Curitiba e região

Confira as orientações para economizar água

Rodízio de água: confira o calendário para os próximos dias em Curitiba e região
(Foto Gilson Abreu/ AEN)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou o calendário com a programação do rodízio de água em Curitiba e região metropolitana até o dia 5 de junho. Com a estiagem severa que afeta o Estado, a Sanepar implantou o rodízio em março e alerta a população para fazer uso racional da água.

Os bairros da capital e da região metropolitana continuarão no sistema de rodízio de água. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), em maio choveu dentro da média histórica ou acima dela em boa parte do Estado. Regiões como o Oeste e Sudoeste conseguiram compensar em parte a seca que marcou o primeiro quadrimestre do ano.

Entretanto a região de Curitiba e do Litoral tiveram registros abaixo da média. Na Capital choveu em maio apenas 21 mm, cerca de 25% do esperado para o mês (82 mm). Em Paranaguá o déficit foi ainda mais significativo. Precipitação de 17 mm para uma média histórica de 127 mm. Ou seja, somente 13% da expectativa.

Calendário do rodízio de água em Curitiba

02 de junho

03 de junho

04 de junho

05 de junho

As dicas da Sanepar para economizar água

Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:

  • Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
  • A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
  • A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
  • Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
  • Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
  • Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
  • Fique atendo ao calendário do rodízio de água em Curitiba e região metropolitana.