Caroline
Caroline Berticelli / Editora

14 de agosto de 2019 - 00:00

Atualizado em 1 de julho de 2020 - 15:41

Notícias

Saiba como adotar os cães apreendidos na Grande Curitiba durante ação da polícia

Os cães apreendidos só poderão ser adotados depois de saudáveis e castrados; saiba como se candidatar para tutor

Saiba como adotar os cães apreendidos na Grande Curitiba durante ação da polícia
Os cães foram apreendidos na Grande Curitiba durante uma operação contra maus-tratos. (Foto: Divulgação/Casa do Produtor)

Os setenta e dois cães apreendidos na Grande Curitiba, pela Polícia Civil, durante uma ação para apurar a suspeita de maus-tratos contra animais em uma rede de pet shops, deflagrada nesta terça-feira (13), irão para a adoção depois de recuperados. 

Os animais foram encaminhados ao Instituto Fica Comigo e estão em tratamento pois apresentavam inúmeros problemas como infecções na pele, desnutrição, entre outros. Ao todo, o processo de recuperação e castração dele levar no mínimo 40 dias. 

Cães apreendidos na Grande Curitiba serão tratados antes de seguirem para adoção

Segundo Carla Negochadle, presidente da ONG, os animais só poderão ser adotados assim que estiverem em pleno gozo de sua saúde e castrados. O que é um processo demorado, já que eles só poderão ser castrados depois de saudáveis. 

Entre os 72 animais apreendidos existem alguns filhotes, mas a maioria são matrizes, ou seja, cães de certa idade que eram usados exclusivamente para a reprodução. Desses, 20 são fêmeas e estão prenhas. As cadelas deverão primeiro parir para, na sequência, serem castradas e só então disponibilizadas para a adoção.  

Vanessa Melo, da Casa do Produtor, que está cuidando da recuperação dos animais, falou um pouco sobre todo o processo. Confira:

Os filhotes que ainda não nasceram também serão colocados para adoção, no entanto, ainda não é possível saber o número deles porque, conforme Carla, os exames de ultrassom que deverão revelar quantos cachorrinhos cada fêmea espera ainda não foram feitos. “O número não é preciso, mas podemos supor que esses 20 vão virar 120 ou 130 animais”, disse. 

O que fazer para adotar os cachorros apreendidos

Quem tem interesse em se tornar tutor de um dos cães apreendidos na Grande Curitiba deve entrar no página de Facebook da Casa do Produtor e preencher um formulário. Pela página também é possível acompanhar o processo de tratamento dos animais.  

Veja alguns dos animais resgatados e que irão para adoção: