Notícias

Cães abandonados no Politécnico, da UFPR, poderão ser adotados neste sábado (31)

Deixados no campus da universidade, o Hércules e a Polly foram acolhidos por voluntários da UFPR, tratados e castrados

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Cães abandonados no Politécnico, da UFPR, poderão ser adotados neste sábado (31)
(Fotos: Reprodução/UFPR)

30 de julho de 2021 - 11:19 - Atualizado em 30 de julho de 2021 - 11:20

Dois cães abandonados no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão participar de um evento virtual de adoção promovido pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, que será realizado neste sábado (31), às 10h.

Deixados no campus da universidade, o Hércules e a Polly foram acolhidos por voluntários da UFPR, tratados e castrados, em parceria com o Hospital Veterinário e com a prefeitura, e estão prontos para encontrar novos lares. Caso não sejam adotados, eles terão que voltar a viver no Centro Politécnico.

A pós-graduanda e residente em Medicina Veterinária, Jéssica Santos da Silva, comenta sobre a importância desses animais conseguirem um lar, principalmente, em períodos de extremo frio. Segundo ela, com a chegada das massas polares, os animais abandonados correm risco de hipotermia, o que pode levar a óbito.

“Mesmo que a gente tenha recebido muitas doações como roupas, cobertas, caixas e casinhas, o campus não é o ambiente ideal para esses cães. Além do frio extremo a que são expostos, eles ficam em estado de estresse constante, pois precisam estar atentos a eventuais perigos como pessoas diferentes e até ataques de outros animais. Por isso contamos com a sensibilidade das pessoas para adotá-los e proverem lares seguros e responsáveis”, insiste a residente.

Os encaminhamentos para adoção ou lar temporário são intermediados pela Comissão de Animais nos Campi UFPR.

Hércules

(Foto: Reprodução/UFPR)

O Hércules tem cerca de quatro anos de idade e chegou ao Politécnico no início da pandemia. Sua melhor amiga era a cadela Xena e eles chegaram a ser adotados juntos, mas fugiram de casa e retornaram ao campus. Depois de um tempo, a dupla encontrou outro companheiro: o Pingo.

Há mais ou menos um mês, Xena foi adotada e, na semana passada, o Pingo foi para uma experiência de adaptação para adoção. Desde então, Hércules ficou sozinho.

Segundo a UFPR, ele gosta de caminhadas longas, é extremamente fiel e protetor, além de gostar de petiscos e carinho na barriga.

Hércules é castrado e microchipado e está com vermífugo e vacinas em dia.

Polly

(Foto: Reprodução/UFPR)

A Polly, nome que recebeu em homenagem ao campus em que foi abandonada, está na UFPR em maio de 2021 com cerca de seis meses de idade. Depois do primeiro lar temporário para realizar o procedimento de castração, ela tem transitado entre o campus e outros lares temporários.

Muito enérgica, já está aprendendo a fazer as necessidades no lugar certo. Polly será doada castrada e com vacinas e vermífugo atualizados.

O evento

Essa edição do Amigo Bicho vai ser transmitida a partir das 10h pelo Facebook da Prefeitura de Curitiba. Estarão disponíveis para adoção 20 animais, entre cães e gatos.

Quem se interessar por um dos cães e gatos mostrados na live deve enviar uma mensagem via WhatsAp para o número (41) 99963-0233. Após responder um breve questionário de entrevista, parte do processo de adoção responsável, acontece o agendamento para buscar o animal no horário de funcionamento do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC, todos os dias, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.

No site da Rede de Proteção Animal é possível ver as fotos de alguns animais disponíveis. As fotos também estão no Facebook da Rede. Os animais aptos para adoção são todos castrados, vacinados, desverminados e microchipados.


Serviço

Live Amigo Bicho de adoção de cães e gatos
Data: 31 de julho
Horário: 10h
Transmissão: Facebook da Prefeitura de Curitiba