Régis Rothfilber
Descomplica

Por Régis Rothfilber

Brasil

23 de maio de 2020 - 00:00

Atualizado em 5 de junho de 2020 - 12:08

A pandemia vai acabar com o turismo?

Régis Rothfilber
Descomplica

Publicitário, especialização em Marketing pela NYU, com pós-graduação em gestão pela FGV-RJ, Planejamento pela ESPM-RS e especialização em liderança política pela FEDERASUL.

Turismo e a pandemia de Covid 19 Régis Rothfilber
Instagram Facebook
A pandemia vai acabar com o turismo?

 

Em meio a pandemia de Codiv-19 a indústria do turismo mundial foi seriamente afetada. Como não sabemos quando acabará a quarentena  muitas pessoas começam a se perguntar: A pandemia vai acabar com o turismo? 

 

As notícias de acordo com veículos de comunicação importantes em nosso país e no exterior infelizmente não são nada animadoras. Realmente as quedas nas ocupações de hotéis, nas vendas de passagens aéreas e para os destinos em todo o mundo são na casa dos bilhões de dólares. 

 

O jornal carioca “ O Globo “, publicou uma matéria em Abril que o setor de turismo internacional convive com uma incerteza já que não existe uma previsão para retorno às atividades. Já a rede internacional de notícias CNN, com uma sucursal no Brasil em matéria publicada em seu website trás um panorama das perdas no turismo nacional e algumas negociações do setor do turismo com estados e municípios para que as perdas possam ser minimizadas. 

 

O portal RICMAIS trouxe uma abordagem que na minha opinião acrescentou mais aos leitores já que abordou os temas que envolvem a crise no setor de turismo e se preocupou em trazer informações do que as pessoas que já tinham uma viagem e não sabem o que podem  fazer e seus direitos como consumidores..

 

Eu que sou colunista aqui no portal da RICMAIS e apresento um canal de variedades chamado Descomplica Brasil na plataforma Youtube, também abordei o tema do setor de turismo neste período de pandemia. Entrevistei Ronald Zancam, diretor da operadora de turismo RZ Turismo, sediada no estado de Santa Catarina. Nessa entrevista conversamos sobre o setor de turismo e alguns pontos bem interessantes foram levantados e quero dividir com vocês. 

 

Em nossa entrevista falamos da operação que foi montada para trazer os clientes da agência de volta ao Brasil e do trabalho que a RZ Turismo realizou para dar suporte às companhias aéreas para atender clientes que tinham dúvidas de o que fazer. Ou porque estavam em destinos e precisavam voltar para casa ou que tinham viagens marcadas. Outro ponto interessante foi a mudança de comportamento dos consumidores que como todos nós, compram pacotes turísticos, ou que simplesmente compram passagens e hospedagem por sites de viagem. 

 

As pessoas que resolviam tudo sozinhas passaram a valorizar mais as operadoras de turismo físicas e a figura do agente de viagens que estava meio esquecido com todas as ferramentas criadas para viabilizar roteiros com preços mais baixos e competitivos. Obviamente essas ferramentas não podem ser desvalorizadas, pois são muito importantes. Também falamos  das tendências em um primeiro momento pós-pandemia de um turismo mais regional, ou seja, as pessoas irão para cidades ou estados mais perto de casa. 

 

Primeiro que com a crise econômica gerada pela pandemia de Coronavírus 19 não permitirá gastos mais ousados como viagens internacionais e dois porque as pessoas ainda terão um certo receio de voarem. Entretanto isso aos poucos vai passar e as viagens voltarão aos poucos ao normal. E mesmo com todas as incertezas existem consumidores que estão se programando para viagens de natal e ano novo por agora.  De acordo com Ronald essa é a hora de comprar pacotes com preços bem atrativos.  Não podemos esquecer que as companhias aéreas e as redes de hotéis estão dando créditos de um ano para os clientes que já haviam comprado utilizarem os serviços.

 Claro que isso também foi possível devido às medidas provisórias 948/2020 e a medida 928/2020 que tratam de proteger os consumidores e empresas do setor de turismo. Foram abordados outros assuntos,mas isso gostaria de comida-los a assistir o vídeo “ A Pandemia vai acabar com o Turismo? “ no canal Descomplica Brasil. Link https://www.youtube.com/watch?v=0vKr1RBS4dU     

 

Abaixo também deixo os links das matérias mencionadas dos portais RICMAIS, G1/GLOBO e CBN Brasil.

 

https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2020/04/29/setor-de-turismo-convive-com-a-incerteza-em-meio-a-pandemia.ghtml

 

https://ricmais.com.br/noticias/noticias-coronavirus/coronavirus-tenho-uma-viagem-marcada-o-que-fazer/

 

https://www.cnnbrasil.com.br/viagem/2020/04/10/com-turismo-paralisado-estancias-calculam-perdas-e-fazem-planos-pos-coronavirus

 

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/04/17/setor-de-turismo-estima-prejuizo-de-r-14-bilhoes-por-causa-de-pandemia