Brasil

Após gritar “socorro”, papagaio vítima de tráfico de animais é resgatado

Uma mulher ouviu os gritos do animal e, após conseguir ganhar a confiança da ave e se aproximar, chamou a equipe de resgate

Aline
Aline Taveira / Produtora com informações da Agência de Notícias de Direitos Animais
Após gritar “socorro”, papagaio vítima de tráfico de animais é resgatado
(Foto: Divulgação/Semmam)

28 de julho de 2021 - 10:52 - Atualizado em 28 de julho de 2021 - 10:53

Um papagaio foi resgatado após subir em uma árvore e gritar “socorro” repetidas vezes, nesta segunda-feira (26), em Vitória, no Espírito Santo. O comportamento da ave atraiu a atenção dos vizinhos, que chamaram o resgate para o animal.

O papagaio era vítima do tráfico de animais silvestres e apresentava sinais claros de domesticação. Segundo a Agência de Notícias de Direitos Animais, após o resgate, o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no município de Serra.

O resgate aconteceu após uma moradora do bairro conseguir ganhar a confiança do papagaio oferecendo alimentos e água para a ave e se aproximar. Foi quando a moradora acionou o serviço, que enviou uma equipe ao local.

Segundo o biólogo Saulo Ramos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), da Prefeitura de Vitória, “o papagaio estava bem e vai ficar ainda melhor aos cuidados que receberá daqui para a frente”. O profissional ainda destacou a importância do resgate não só para a saúde do animal, mas para desmantelar a ação do tráfico de animais.

Resgate de animais silvestres

No entanto, as autoridades orientam os moradores a não tentar resgatar animais silvestres por conta própria e sempre acionar os serviços da prefeitura para que uma equipe especializada busque o animal. Além disso, espécies da fauna nativa que estiverem vivendo em liberdade, mesmo que em perímetro urbano, não devem ser resgatadas sem critério.