Coronavírus

Central telefônica do coronavírus já recebeu 28 mil atendimentos em Curitiba

Lucas
Lucas Sarzi
Central telefônica do coronavírus já recebeu 28 mil atendimentos em Curitiba
Foto: Pedro Ribas/SMCS.

18 de maio de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:44

A Central Telefônica Covid-19 da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completou, neste domingo (17), dois meses de funcionamento. Já foram feitos 28 mil atendimentos neste período, quase 500 ligações por dia no teleatendimento criado para atender dúvidas sobre o novo coronavírus e facilitar o monitoramento e orientações aos pacientes com sintomas respiratórios suspeitos da covid-19.

O serviço, que atende pelo telefone (41) 3350-9000, conta com médicos e outros profissionais de saúde e atende todos os dias, das 8h às 20h. A médica e diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Oksana Maria Volochtchuk, conta que o perfil da procura pelo call center mudou, no decorrer do tempo.

“De dúvidas e pedidos de orientação, passamos a relatos de sintomas virais e também questões sobre tratamento”, explica Oksana. A central seleciona as pessoas que relatam casos de quadros respiratórios suspeitos para monitoramento da condição clínica e orienta sobre o isolamento social.

Do total de ligações recebidas, quase 12 mil foram referentes a pessoas com sintomas respiratórios, que resultaram necessidade de acompanhamento posterior pela SMS, sejam casos leves, moderados ou graves. Em 842 casos foi necessária a realização de uma videoconsulta.

“A partir do contato realizado com a central, os casos suspeitos passam ser acompanhados pela secretaria pelo telefone ou até mesmo em visitas nos casos mais urgentes, quando necessário”, explica Oksana.

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Foto: Pedro Ribas/SMCS.

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