Notícias

Após laudo técnico, 24 mil vacinas contra Covid sob suspeita poderão ser usadas em Paranavaí

A situação foi causada pela queda de energia provocada pelo temporal que atingiu a região no último final de semana

Renan
Renan Vallim / Repórter
Após laudo técnico, 24 mil vacinas contra Covid sob suspeita poderão ser usadas em Paranavaí
Vacinas foram liberadas (Foto: 14ª RS)

28 de outubro de 2021 - 10:45 - Atualizado em 28 de outubro de 2021 - 10:47

As cerca de 24 mil doses de vacinas contra o coronavírus que estavam sob suspeita de terem estragado na 14ª Regional de Saúde (RS) de Paranavaí poderão ser usadas sem prejuízo à eficácia, afirma laudo do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. De acordo com a 15ª RS, a distribuição das vacinas será feita para os municípios na tarde desta quinta-feira (28).

A situação foi causada pela queda de energia provocada pelo temporal que atingiu as regiões norte, noroeste e oeste do Paraná no último final de semana. De acordo com a 14ª RS, um gerador conseguiu manter a refrigeração das vacinas no dia da queda de energia, no sábado (24). No entanto, o equipamento parou de funcionar no dia seguinte.

As vacinas seriam destinadas para a aplicação de segundas terceiras doses. O lote de vacinas havia acabado de chegar na 14ª Regional de Saúde e ainda seria distribuído aos 28 municípios da região. As doses devem ser mantidas entre 2 e 8 graus. Mas, com a queda de energia, a temperatura chegou a ficar um pouco acima.

Após pesquisas, o laudo produzido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde indica que as doses continuam aptas a serem aplicadas na população.