Gabriel
Gabriel Azevedo

31 de maio de 2020 - 20:00

Atualizado em 31 de maio de 2020 - 20:39

Coronavírus

Aplicativo mostra risco de contaminação da Covid-19 por rua; confira a situação do seu bairro

Criado por um estudante de Medicina da UFPR, o projeto ‘Juntos Contra o Covid’ usa dados compilados para estimar risco de contaminação

Aplicativo mostra risco de contaminação da Covid-19 por rua; confira a situação do seu bairro
(Foto: Reprodução)

Criado por um estudante de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o projeto ‘Juntos Contra o Covid’ usa dados compilados em um mapa para estimar o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV2) por rua e bairro no Brasil.

A pessoa que apresenta sintomas ou que tem contato com alguma pessoa nessas condições pode repassar os dados, que alimentam esse mapa.

A plataforma foi desenvolvida pelo acadêmico Faissal Nemer Hajar, que realiza pesquisas em diferentes áreas, incluindo epidemiologia. A iniciativa tem o apoio da Amazon e da Gebit.

Como funciona?

Ao entrar no site, a pessoa preenche um formulário um questionário, anônimo, sobre a Covid-19. O mapa é feito com base na compilação dos formulários respondidos. A ferramenta utiliza um algoritmo divulgado pelo Ministério da Saúde e a Fiocruz, e tem a função apenas de controle epidemiológico. Além disto, é necessário informar CEP e endereço, pois tudo funciona com base na geolocalização.

A atualização é realizada a cada cinco minutos e marca de vermelho as regiões mais vulneráveis.

O resultado apresentado é uma projeção de tendência. Em outras palavras, não serve de fonte oficial ou ferramenta absoluta para guiar medidas de mitigação do vírus, nem de motivo plausível para relaxar as recomendadas medidas de isolamento físico e profilaxia.