Notícias

Alexandre Ramagem é o novo diretor-geral da Polícia Federal

Ramagem é formado em direito, e ingressou na Polícia Federal em 2005

Renata
Renata Nicolli Nasrala / Editora com informações da Agência Brasil e R7
Alexandre Ramagem é o novo diretor-geral da Polícia Federal
Foto: divulgação Polícia Federal

28 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 28 de abril de 2020 - 00:00

Alexandre Ramagem Rodrigues é novo diretor-geral da Polícia Federal (PF) escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro. Anteriormente, o cargo era ocupado por Maurício Valeixo, exonerado na sexta-feira (24).

Alexandre Ramagem passa a exercer à frente da Polícia Federal. Conheça mais sobre ele!

Alexandre Ramagem, novo diretor-geral da Polícia Federal, estava à frente da diretoria da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) desde julho de 2019, quando foi nomeado por Bolsonaro.

Ramagem é formado em direito, e ingressou na Polícia Federal em 2005. Em 2007, o atual diretor-geral da PF foi nomeado delegado regional de Combate ao Crime Organizado, sendo transferido para a sede da PF em Brasília em 2011, com a missão de criar e chefiar a Unidade de Repressão a Crimes contra a Pessoa.

Entre 2013 e 2014, Alexandre Ramagem comandou a Divisão de Administração de Recursos Humanos e a de Estudos, Legislações e Pareceres, entre 2016 e 2017.

Alexandre Ramagem

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em 2017, tendo em conta a evolução dos trabalhos da operação Lava-Jato no Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem foi convidado a integrar a equipe de policiais federais responsável pela investigação e Inteligência de polícia judiciária no âmbito dessa operação.

A partir das atividades desenvolvidas, passou a coordenar o trabalho da PF junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Regional.

Em 2018, Alexandre fez a Coordenação de Recursos Humanos da Polícia Federal, na condição de substituto do diretor de Gestão de Pessoal.

Logo depois do atentado contra Bolsonaro em Juiz de Fora, Ramagem assumiu a Coordenação de Segurança de Jair em razão de seus conhecimentos operacionais nas áreas de segurança e inteligência.