Notícias

Alemanha anunciará novo presidente do BC “muito em breve”, diz ministro

Reuters
Reuters
Alemanha anunciará novo presidente do BC “muito em breve”, diz ministro
Nuvens negras pairam sobre o distrito financeiro enquanto a propagação do coronavírus continua em Frankfurt, Alemanha, 16 de março de 2021

13 de dezembro de 2021 - 10:33 - Atualizado em 13 de dezembro de 2021 - 10:35

BERLIM (Reuters) – O novo ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, disse nesta segunda-feira ainda não haver decisão sobre quem sucederá Jens Weidmann no comando do banco central alemão, mas acrescentou que o governo anunciará sua proposta em breve.

“Hoje ele se despedirá oficialmente em uma conferência dos ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G7. E logo depois disso o governo federal fará uma proposta de nomeação”, disse Lindner a repórteres em Berlim.

Weidmann deixará o cargo em 31 de dezembro, com cinco anos de antecedência, após uma década de oposição amplamente infrutífera à generosa política monetária do Banco Central Europeu (BCE) sob sucessivos presidentes. O governo alemão deve escolher o substituto de Weidmann antes do Natal.

Entre os possíveis candidatos estão Joachim Nagel, vice-chefe do departamento bancário do Banco de Compensações Internacionais (BIS) e ex-autoridade do Bundesbank, e Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do BCE.

(Por Michael Nienaber)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBC0LO-BASEIMAGE