Agronegócio

Chuvas de monções da Índia devem ficar dentro da média em agosto e setembro

Reuters
Reuters
Chuvas de monções da Índia devem ficar dentro da média em agosto e setembro
Radares no Departamento de Meteorologia da Índia, em Nova Délhi

2 de agosto de 2021 - 09:02 - Atualizado em 2 de agosto de 2021 - 09:05

Por Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj

NOVA DÉLHI (Reuters) – A Índia deverá receber um volume de chuvas dentro da média em agosto e setembro, disse nesta segunda-feira o departamento estatal de meteorologia do país, ampliando as expectativas de rendimentos agrícolas mais elevados na terceira maior economia da Ásia, que depende muito de seu vasto setor rural.

“De acordo com a maioria dos parâmetros, esperamos que as chuvas de monções sejam normais em agosto e setembro deste ano”, disse Mrutyunjay Mohapatra, diretor-geral do Departamento de Meteorologia da Índia (IMD, na sigla em inglês), em entrevista coletiva.

O IMD define a precipitação média ou normal como aquela que fica entre 96% e 104% de uma média histórica de 50 anos, de 88 centímetros, para a temporada de quatro meses que começa em junho.

Em agosto, as chuvas de monções provavelmente ficarão “entre abaixo do normal e normal” na região central do país, onde são cultivados soja e algodão, disse Mohapatra.

Os agricultores geralmente começam a semear arroz, milho, algodão, soja, cana-de-açúcar e amendoim, entre outras culturas, a partir de 1º de junho, quando as chuvas de monções costumam chegar à Índia. O plantio vai, em geral, até julho ou início de agosto.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH710MG-BASEIMAGE