Economia

Aeroporto Afonso Pena: guia básico para passageiros

Eleito diversas vezes como o melhor aeroporto da sua categoria, o Afonso Pena é um dos mais movimentados e modernos do Brasil. Confira um guia básico com estrutura, voos, estacionamento, endereço e outras informações úteis.

Carol
Carol Machado da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Aeroporto Afonso Pena: guia básico para passageiros
Aeroporto Afonso Pena foi eleito diversas vezes como o melhor da sua categoria. (Foto: Pixabay)

7 de fevereiro de 2020 - 00:00 - Atualizado em 10 de agosto de 2020 - 11:44

O Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, opera voos domésticos e internacionais, para destinos como Argentina e Paraguai. É famoso por oferecer o que há de mais moderno aos seus usuários. O terminal já foi eleito por 16 vezes como o melhor do Brasil.  

Aeroporto Afonso Pena Curitiba: Estrutura

Com três pisos, construídos em uma área com cerca de 29.500 m², o Aeroporto Afonso Pena tem capacidade para receber mais de 14 milhões de passageiros por ano. Cerca de 200 voos operam diariamente, transportando aproximadamente 20 mil passageiros entre embarques e desembarques.

Atuando com equipamentos de alta tecnologia, o Aeroporto Afonso Pena Curitiba conta com elevadores panorâmicos no terminal de passageiros, além de uma estrutura metálica, concebida com telhas anti-ruído. A estrutura possui ainda piso em granito e pastilhas nas paredes, que dão um toque extra de modernidade. 

Aeroporto Afonso Pena voos

Através do site oficial do Aeroporto Afonso Pena é possível conferir o horário de chegada e partida de todos os voos do terminal. Dessa maneira, o passageiro pode acompanhar online a situação dos voos nacionais e internacionais, bem como atrasos e status de cada um. O sistema permite refinar a busca por companhias aéreas ou número do voo.

Foto: divulgação Infraero

Companhias aéreas paranaenses

Atualmente, seis companhias aéreas operam no Aeroporto Afonso Pena: Aerolineas Argentinas, Paranair, Passaredo, Azul, Gol, TwoFlex e Latam. As companhias ligam Curitiba a diversos destinos brasileiros, como: Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Maringá (PR), Cascavel (PR), Londrina (PR) Lages (PR). Além disso, também oferecem acesso a destinos internacionais, como Buenos Aires, na Argentina, e Assunção, no Paraguai, além das conexões.

Aeroporto Afonso Pena estacionamento

O Aeroporto Afonso Pena possui um estacionamento interno que opera 24 horas por dia, com capacidade para mais de 2.000 veículos. Confira abaixo os serviços inclusos para quem pretende deixar o veículo no estacionamento do Aeroporto Afonso Pena:                            

  • Seguro contra roubo, incêndio e furto
  • Vigilância noturna
  • Vagas para idosos
  • Vagas para motos
  • Micro-ônibus
Aeroporto Afonso Pena. Foto: Lucas Costa

Meios de transporte que operam no Aeroporto Afonso Pena

Os passageiros podem contar com três opções de meios de transporte para chegar ou sair do Aeroporto Afonso Pena: ônibus, táxis ou aplicativos de transporte.

De ônibus, a linha 208, do Aeroporto Executivo, é a melhor opção para se deslocar com mais comodidade e conforto. O micro-ônibus liga o Aeroporto Internacional Afonso Pena ao centro de Curitiba, passando por vários hotéis e pontos importantes da cidade. Mais informações sobre horários, valores e itinerário podem ser consultadas no site: https://aeroportoexecutivo.com.br/

Caso o passageiro prefira utilizar os ônibus convencionais, a empresa Auto Viação São José dos Pinhais opera as linhas 515 e 516 para o Terminal Central de São José dos Pinhais, com partidas entre 05:00 e 23:20 horas. Aos finais de semana, o funcionamento começa a partir das 06:00 horas.

Os táxis do aeroporto ficam disponíveis por 24 horas, com paradas próximas ao estacionamento interno. Os veículos são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Já os aplicativos de transporte, como Uber e 99 Pop, podem ser solicitados dentro do Aeroporto Afonso Pena através do celular do próprio passageiro.

Existe ainda a opção de alugar um carro dentro do terminal. Os escritórios das seguintes locadoras de veículos ficam no piso térreo: Localiza, Movida e Unidas.

Aeroporto Afonso Pena telefone

Para entrar em contato telefônico com o Aeroporto Afonso Pena, basta ligar no número: (41) 3381-1515. Dentro do terminal, há um balcão de informações no saguão do embarque, no primeiro piso.

Endereço

O Aeroporto Internacional Afonso Pena está localizado a 18 km do centro de Curitiba, em São José dos Pinhais, numa área privilegiada e longe do trânsito urbano. Fica no seguinte endereço: Av. Rocha Pombo, Águas Belas. Confira no mapa abaixo:

O melhor aeroporto do Brasil

O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, foi eleito o melhor aeroporto do Brasil por 16 vezes, das 28 pesquisas realizadas até o momento. Na mais recente, o terminal ficou em segundo lugar na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros por ano, perdendo apenas para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Os dados são da Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário, divulgada em fevereiro deste ano pelo Ministério da Infraestrutura.

Aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhas: Avaliação

O terminal curitibano conquistou nota de 4,75 em uma escala onde a pontuação máxima é 5. A pesquisa avalia trimestralmente os 20 aeroportos com maior movimentação no Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 87% do fluxo de passageiros no País.

O Aeroporto Afonso Pena São José dos Pinhais foi avaliado em 38 indicadores, sendo 37 de processos e serviços de infraestrutura aeroportuária e um de satisfação geral. Destes, 34 estão acima da meta de 4 pontos estabelecida pelo Governo Federal. Além disso, o Afonso Pena apresenta as maiores notas entre todos os terminais avaliados na pesquisa nos seguintes itens:

  • Qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem;
  • Disponibilidade de transporte público para o aeroporto;
  • Tomadas e assentos na sala de embarque;
  • Tempo de fila na aduana e cordialidade dos funcionários;
  • Cordialidade dos funcionários da emigração e imigração;
  • Qualidade das instalações de estacionamento de veículos;
  • Disponibilidade de vagas de estacionamento de veículos;
  • Custo-benefício do estacionamento.
aeroporto-afonos-pena-curitiba
Passageiros apontam Afonso Pena como o segundo melhor do Brasil (Foto: divulgação Infraero)

O superintendente do Aeroporto Afonso Pena, Antonio Pallu, avalia o resultado positivo como um conjunto de ações realizadas ao longo dos anos pela Infraero, que visam sempre elevar o nível de serviços oferecidos aos passageiros.

“Nenhum outro aeroporto apresenta resultados tão positivos. Em 28 pesquisas, o terminal foi eleito por 16 vezes como o melhor do país, esteve 10 vezes na segunda posição, e duas vezes na terceira colocação”, destaca Pallu.

A pesquisa foi realizada pela Praxian Consultoria Ltda, entre os meses de outubro e dezembro, e contou com 24.948 entrevistas feitas com viajantes de voos domésticos e internacionais. Desde o início da pesquisa, em 2013, o Aeroporto Afonso Pena é um dos mais premiados do Brasil.

Rede Infraero

Pela primeira vez, desde que a Pesquisa de Satisfação do Passageiro começou a ser feita, todos os aeroportos da Infraero que integram o levantamento finalizaram o ano com, pelo menos, nota 4,0, nos quatro trimestres pesquisados ao longo de 2019.

De acordo com o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, o resultado reflete o compromisso da empresa em realizar a transição para novos gestores com dedicação e profissionalismo, mantendo os melhores níveis na prestação de serviços aos passageiros.

“A pesquisa estimula uma competição saudável entre os aeroportos brasileiros, e tem refletido em melhores notas tanto para terminais da Infraero, como os privados. Em última análise, tem refletido em melhores serviços e infraestrutura para quem passa pelos aeroportos do País – nosso objetivo maior”, explicou Paes de Barros.

Curiosidade Aeroporto de Curitiba

A inauguração do Aeroporto Afonso Pena teve uma homenagem ao sexto presidente da República. Ocorreu em 24 de janeiro de 1946, sendo antecipada devido à interdição do Aeroporto de Bacacheri, na região central de Curitiba, causada por um grande volume de chuvas. Com os temporais, a melhor opção foi acelerar os preparativos e iniciar as operações para que os aviões pudessem pousar no novo aeroporto da cidade.

Conheça no vídeo abaixo a história do Aeroporto Afonso Pena:

Reprodução: Infraero Aeroportos

Notícias sobre o Aeroporto de Curitiba no RIC Mais: