GENEBRA (Reuters) – Os países com disseminação ativa significativa do coronavírus devem prevenir eventos amplificadores, já que uma abertura sem o vírus estar sob controle é uma “receita para o desastre”, disse a Organização Mundial da Saúde na segunda-feira.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reconheceu que muitas pessoas estão se cansando das restrições e querem voltar à normalidade após oito meses do novo coronavírus.

A OMS tem apoiado totalmente os esforços para reabrir economias e sociedades, disse ele em entrevista coletiva, acrescentando: “Queremos ver as crianças voltando à escola e as pessoas voltando aos locais de trabalho, mas queremos que isso seja feito com segurança.”

“Nenhum país pode simplesmente fingir que a pandemia acabou”, disse ele. “A realidade é que esse vírus se espalha facilmente. Abertura sem controle é uma receita para o desastre.”

“Surtos explosivos” têm sido associados a reuniões de pessoas em estádios, boates, locais de culto e outras multidões, onde o vírus respiratório pode se espalhar facilmente entre grupos de pessoas, disse Tedros.

“As decisões sobre como e quando permitir a concentração de pessoas devem ser tomadas com uma abordagem baseada no risco, no contexto local”, acrescentou.

(Reportagem de Stephanie Nebehey e John Revill)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG7U19T-BASEIMAGE

31 ago 2020, às 16h52. Atualizado às 16h55.
Mostrar próximo post
Carregando