Notícias

Sanepar prevê que abastecimento de água volte ao normal em Maringá no período da tarde

Diversos bairros da cidade estão sem água desde sexta-feira (11), devido a necessidade de manutenções emergenciais de dois trechos da adutora

Gabriel
Gabriel Trevisan
Sanepar prevê que abastecimento de água volte ao normal em Maringá no período da tarde
Foto: Fábio Guillen

14 de setembro de 2020 - 10:23 - Atualizado em 14 de setembro de 2020 - 10:23

Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar, o abastecimento de água deve voltar ao normal em Maringá no início da tarde desta segunda-feira (14). O abastecimento de água foi interrompido em vários bairros da cidade, desde sexta-feira (11), devido a necessidade de manutenções emergenciais na adutora, canalização responsável pela distribuição d’água.

Em nota, a Sanepar informou que a água já voltou em muitos bairros da cidade. Na manhã desta segunda-feira, apenas alguns bairros da região alta de Maringá ainda estão em recuperação.

Os principais bairros que permanecem prejudicados nesta manhã são Itatiaia, Karina, Nova América, Regente, Parigot de Souza, Jardim da Glória, Ibirapuera, Industrial, Loteamento Liberdade, parte alta do Jardim América.

Equipes trabalharam durante o final de semana para o conserto de dois trechos da adutora do Sistema Pirapó. Cerca de 15 mil imóveis foram afetados, mas apenas quem não tem caixa d’água ficou desabastecido. Nesta segunda-feira, cerca de 2.500 imóveis estão em fase de normalização.

Para tentar amenizar a situação, a companhia de saneamento informou que disponibilizou diversos caminhões-pipa para abastecer o nível do reservatório localizado no Jardim das Américas.

Segundo um idoso de 70 anos, morador do Jardim das Américas, a água acabou na sexta-feira (11) e somente hoje eles receberam ajuda. Para Arlindo Gomes Rocha a situação é vergonhosa, já que a conta deles sempre é paga em dia.

“Não fomos avisados que teria isso. Eles falam que avisaram no aplicativo mas não avisaram. Meus netos tem aplicativo e não receberam. É uma vergonha. Não mandaram um caminhão para ajudar a gente. Hoje que vieram aqui trazer água. Que vergonha dessa empresa”, disse ao RICMais o aposentado Arlindo Gomes.

Neste fim de semana, a prefeitura de Maringá disponibilizou 11 unidades escolares para que a comunidade pudesse pegar água. As unidades liberadas pelo município são:

  • CMEI Antonieta Coutinho
  • CMEI Anjo da Guarda
  • CMEI Dorcelina Folador
  • CMEI Zilda Arns
  • CMEI Herbert José de Souza
  • CMEI Maria Conceiçao Alexandre
  • Escola Municipal José Marchesini
  • Escola Municipal Mariana Viana Dias
  • Escola Municipal Machado de Assis
  • Escola Municipal Olga Aiub
  • Escola Municipal Ângela Borin

A orientação da empresa é para que a população economize água, priorizando alimentação e higiene pessoal. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é importante ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.