Notícias

A importância dos hábitos saudáveis na imunidade

Como o estilo de vida saudável pode  lhe proteger de infecções e inflamações

A importância dos hábitos saudáveis na imunidade

31 de julho de 2020 - 13:44 - Atualizado em 31 de agosto de 2020 - 11:57

 Uma das palavras mais ouvidas e comentadas nesses últimos meses, depois de Coronavírus  é Imunidade e  ela está ligada intimamente a este vírus, já que irá determinar que curso ele  tomará em cada organismo: do assintomático ao que desenvolverá a doença em forma mais grave. Mas você sabe o que significa Imunidade?? E sabe o que fazer e como fazer para aumentá-la e mantê-la alta ? 

A imunidade é a capacidade que células, tecidos e órgãos têm em reconhecer, agir contra e eliminar substâncias, moléculas estranhas ao organismo e agentes como bactérias, vírus, protozoários, que causam infecções e processos inflamatórios. Estas células e tecidos estão presente na pele, nas vias aéreas, no intestino, nas células do sangue, na medula óssea e no baço, entre outros. E para que todo esse sistema de defesa funcione adequada e eficazmente, é necessário dar as condições adequadas ao nosso corpo : vitaminas, minerais, antioxidantes, hormônios e energia. E é exatamente nesse ponto que se pode entender a importância do estilo de vida saudável: cuidar da alimentação, praticar atividade física, ter um sono repousante e renovador, manter a saúde intestinal e controlar o stress. 

Estes itens são os pilares de um organismo saudável e podem prevenir mais de 85% das doenças crônicas não transmissíveis como: diabetes, hipertensão arterial, doenças cárdio vasculares, fibromialgia, doenças inflamatórias e câncer. E o fator causador principal de todas essas doenças é a obesidade. O sobrepeso e a obesidade promovem um estado de inflamação crônica e crescente e  a inflamação  da obesidade tem ação direta na diminuição de nossas defesas imunológicas. Prevenindo tais doenças, estamos sem dúvida, atuando de forma ativa na melhora da imunidade.  

Sono de má qualidade, seja por tempo insuficiente, por despertares frequentes durante a noite, por apnéia do sono, é outro fator que prejudica as defesas naturais do corpo, pois o período do sono é fundamental para a correta produção de hormônios protetores, substâncias antinflamatórias e neurotransmissores que são amigos de nossa saúde. Também já é conhecido que distúrbios do sono tem ação importante no aumento do peso. 

A saúde do intestino é também fundamental para a imunidade. Ele é rico em tecido imune, com células de defesa fundamentais para funcionar como barreira de proteção. O  intestino é habitado por trilhões de bactérias e outros microorganismos que formam nossa microbiota intestinal e mantém esse equilíbrio local. Para que isso ocorra, é necessário que as bactérias do bem estejam em maior quantidade; caso se perca este equilíbrio ocorre uma situação de disbiose intestinal ( onde as bactérias nocivas prevalecem). O que será outro fator para diminuição da imunidade. 

O exercício físico promove aumento da imunidade, por produzir substâncias anti-inflamatórias e por estimular o bom funcionamento do intestino e de sua microbiota. O sedentarismo  trará obviamente um prejuízo para as defesas do organismo e a chance de se aumentar de peso sendo sedentário também aumenta , o que diminui a imunidade. 

Durante períodos de stress mais prolongados e frequentes, produzimos hormônios e substâncias que podem causar aumento do peso e prejuízo no sono. 

Conhecendo agora como nossos hábitos interferem diretamente na imunidade,   você pode tomar atitudes para manter o corpo protegido  e  manter sua saúde: 

Na alimentação: opte por “comida de verdade”: carnes magras, verduras, legumes, frutas, grãos como feijão, lentilha, grão de bico, que são ricos em fibras, vitaminas e minerais: vitaminas do complexo B, vitamina E, C, D, betacaroteno, ômega 3, zinco, selênio, magnésio, selênio e vários antioxidantes que são combustíveis para nossas células de defesa. Fast food, comidas processadas,  óleos industrializados, refrigerantes, sucos de caixa, são ricos em açúcar, em substâncias químicas, em gorduras , em glúten. Tudo isso será um péssimo combustível para as suas células e tecidos de defesa , causará disbiose intestinal, aumentará o peso corporal e no final levará à  diminuição da imunidade. Muitas vezes é necessária a suplementação de minerais e vitaminas, que pode ser prescrita pelo médico e nutricionista após avaliação  , para suprir deficiências de ingestão ou absorção.   

Mantenha o intestino saudável através da alimentação balanceada (com consumo de alimentos saudáveis), da ingesta de água adequada e do uso de probióticos. Evitar álcool e cigarro,  praticar atividade física e ter sono de boa qualidade, também lhe trará benefícios diretos na defesa do organismo. 

Realize a higiene do sono: mantenha o mesmo horário para dormir; desligar celular e TV, evitar substâncias estimulantes( com cafeína por exemplo ) antes de deitar, tratar a apnéia do sono, evitar alimentos que tenham lenta digestão( muito calóricos ou gordurosos ) são  fundamentais para a sua saúde e imunidade. 

Pratique atividade física  pelo menos 4 vezes por semana, de forma regular.Isso ajudará na manutenção do peso saudável e incrementará sua imunidade. 

Controle o stress com meditação, yoga, leitura e atividades que lhe tragam bem estar, o que será extremamente útil , pois o stress acaba sendo um fator que atua em todos os pilares: no stress geralmente come-se mais, dorme-se mal, perde-se a disposição para atividade física e se produz substâncias que alteram nossos hormônios e neurotransmissores o que no final leva também a queda da imunidade! 

Não podemos ainda impedir a nossa exposição a microorganismos como o Corona vírus  e nem que sua entrada  em nosso organismo, porém podemos melhorar nossa imunidade com a mudança e manutenção de hábitos saudáveis, o que sem dúvida, fará com que o curso da doença por ele causado, seja mais brando e controlado, com o mínimo de dano e risco à nossa saúde. Não vamos ficar sentados, mantendo um estilo de vida inadequado e não saudável, aumentando de peso, somente à espera da vacina !!  Somos responsáveis pela nossa saúde, através de nossas escolhas diárias! Afinal, se não tivermos boa imunidade, continuaremos suscetíveis à outros tantos vírus e bactérias que podem surgir no futuro. Vamos fazer nossa parte , cuidando de nosso  bem mais precioso : a Saúde!