Notícias

Confira as programações para a semana de 7 de setembro no Oeste do Paraná

Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo não vão realizar o tradicional desfile do Dia da Independência

Julia
Julia Cappeletto / Estagiária com supervisão de Aline Cristina
Confira as programações para a semana de 7 de setembro no Oeste do Paraná
(Foto: arquivo RIC Record TV)

31 de agosto de 2021 - 10:28 - Atualizado em 31 de agosto de 2021 - 10:36

Com a pandemia do novo Coronavírus, diversas festividades tiveram que ser adaptadas, ou canceladas. Este foi o caso do feriado nacional de 7 de setembro, data que se comemora a independência do Brasil. A última vez em que ele foi celebrado de maneira tradicional, com desfiles cívico-militar em todo o país foi em 2019, antes dos primeiros casos da Covid-19.

Mesmo com a vacinação em andamento, diversas cidades ainda mantiveram o desfile cancelado. Veja como fica a programação no Dia da Independência no Oeste do Paraná:

Cascavel

O tradicional desfile cívico-escolar-militar realizado na Avenida Brasil em Cascavel não será realizado neste ano.

De acordo com a Secretária de Educação Marcia Baldini, a determinação é em respeito à pandemia.

“Considerando que um desfile envolve um aglomerado muito grande de pessoas. No último desfile que nós realizamos, em 2019, nosso público estimado passou de 35 mil pessoas, então, nós não podemos colocar a população cascavelense em risco.”

Secretária de Educação – Marcia Baldini

Sem o desfile, a prefeitura decidiu que do dia 01 ao dia 06 de setembro serão realizadas atividades no Calçadão da Avenida Brasil. Todas as manhãs haverá o Momento Cívico-escolar-militar.

(Foto: arquivo RIC Record TV)

No local também estarão à disposição dos cascavelenses alguns estandes para visitação. Além disso, na programação também estão inclusas atividades esportivas, organizadas pela Secretaria do Esporte.

Ainda, no domingo (5), haverá, pela manhã, uma Feira do Teatro voltada para o Dia da Independência, e à tarde, serão realizadas mais atividades no Calçadão.

Foz do Iguaçu

Seguindo as determinações do ano anterior, em Foz do Iguaçu o desfile cívico-militar ou comemorações alusivas ao Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro não serão realizadas.

De acordo com a prefeitura, a decisão de não realizar os festejos neste ano veio do Ministério da Defesa, com intuito de evitar as aglomerações, mesmo com a diminuição dos casos confirmados pela Covid-19 no município, com o avanço da vacinação.

(Foto: arquivo RIC Record TV)

Para realização do desfile de 7 de setembro, todos os anos, a Prefeitura de Foz do Iguaçu fornece apoio às Forças Armadas que é quem faz a organização e coordenação do evento.

Parque Nacional do Iguaçu amplia atendimento

O Parque Nacional do Iguaçu atenderá os visitantes no feriadão da Independência do Brasil, de sábado (4 de setembro) a segunda-feira (6 de setembro), das 8h às 16h, e na terça-feira (7 de setembro), das 9h às 16h. Os ingressos serão limitados e vendidos exclusivamente on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br.

Toledo

Em Toledo o tradicional desfile cívico-militar deste ano também não vai acontecer. Apesar da decisão do município, isso não significa que o 199º aniversário da Independência do Brasil passará em branco.

Para a Semana da Pátria estão sendo planejadas diversas atividades alusivas, seguindo todas as medidas e protocolos de prevenção à Covid-19. Entre os dias 01 e 07 de setembro, além da orientação sobre o Dia da Independência nas escolas, o município realizará o momento cívico, todos os dias às 8h, em frente ao Paço Municipal.

(Foto: arquivo RIC Record TV)

Ainda, as crianças matriculadas nas escolas municipais, a depender de cada instituição, devem participar de atividades internas sobre a Semana da Pátria, envolvendo apenas os alunos, professores e equipe pedagógica.