Empreendedorismo

3 coisas que as pessoas odeiam sobre MVP

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

5 de julho de 2018 - 00:00 - Atualizado em 5 de julho de 2018 - 00:00

3 coisas.jpg

MVP é o desenvolvimento de um produto ou serviço minimamente viável para a sua empresa. Apesar de fundamental para o sucesso do negócio, desenvolver um MVP não é nada fácil. Descubra 3 coisas que as pessoas odeiam sobre o MVP.

O MVP é um protótipo conceitual sobre o seu produto ou serviço e é utilizado tanto por empreendedores quanto por investidores para avaliar o potencial de um novo negócio. Através do MVP o empreendedor descobre mais sobre o processo de produção do seu produto ou serviço, preço de oferta viável para o mercado, melhorias e pontos fracos, entre outras. Para os investidores, o MVP indica a atratividade e o tempo de retorno do investimento nesta nova ideia. 

Mesmo com os inúmeros benefícios, existem três coisas que deixam todo empreendedor louco com o MVP. A principal delas é: Tudo o que puder dar errado, vai dar errado no desenvolvimento do MVP, e o principal motivo dos empreendedores ficarem doidos com isto é que, na empolgação e motivação de uma grande ideia, a maioria se prepara para o sucesso da jornada, mas não para os fracassos. Mesmo sendo o ponto mais indigesto, também é o ponto mais construtivo para a empresa, pois é o momento de acertar as falhas para não errar mais.

 O segundo ponto crucial é: desenvolver um MVP custa dinheiro. Sim, para desenvolver o seu primeiro MVP é preciso investir tempo e dinheiro. O equívoco de muitos empreendedores no início de sua jornada não está em acreditarem que a sua ideia vai ser um sucesso, está em não realizar um planejamento financeiro antes da sua ideia entrar no mercado e gerar receita. E não adianta se iludir, sem MVP não tem investimento.

 O terceiro fator mais desgastante é: Tem fases do MVP que o empreendedor não sabe como fazer. Ter uma boa ideia é o ponto de partida, mas desenvolver um MVP é estabelecer o caminho. Dificilmente um empreendedor tem uma ideia já visualizando todos os detalhes que precisará para colocá-la em prática, assim como também é pouco provável que o empreendedor, sozinho, tenha todo o conhecimento e a habilidade de desenvolver tudo dentro do MVP. Esta é a hora para capacitar-se e cercar-se de profissionais competentes para o seu negócio.

 Descubra mais sobre a arte de empreender. Acesse agora a Comunidade Empreendedora. Uma comunidade de conhecimento e experiências compartilhadas que ajudará você a criar estratégias de sucesso para o seu negócio.

www.projetojovemempresario.com.br