Saúde

Teste da tinta guache: vídeo ensina como lavar as mãos de forma correta

O teste pode ser feito em casa e serve para que a pessoa tenha um parâmetro de como está a sua higienização

Fernanda
Fernanda Xavier da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes. Com informações da RIC Record TV Londrina

19 de março de 2020 - 00:00 - Atualizado em 19 de março de 2020 - 00:00

Com o avanço do coronavírus, é extremamente importante que as medidas de prevenção sejam seguidas. Até então, a principal forma de prevenção é a higienização das mãos com água e sabonete ou desinfetante para as mãos à base de álcool, o famoso álcool em gel. Contudo, não basta lavar as mãos rápido que a eficácia da ação não será a mesma.

Por isso, com o intuito de conscientizar as pessoas ainda mais sobre os cuidados que devem tomar, o Balanço Geral Londrina juntamente com a microbiologista Aline Stipp, realizou um teste de higienização das mãos com tinta guache, que mostra se as mãos estão sendo lavadas da forma correta e eficiente. Confira como fazer! (Veja o vídeo abaixo)

Vídeo: confira o passo a passo de como higienizar as mãos

Na reportagem exibida pelo Balanço Geral Londrina, a microbiologista ensina a forma correta de lavar as mãos e se prevenir corretamente. Confira no vídeo abaixo o passo a passo e pratique em casa!

Teste com tinta guache mostra os locais que não foram lavados corretamente

O ‘teste da tinta guache’ pode ser feito em casa e serve para que a pessoa tenha um parâmetro de como está a sua higienização. Segundo a especialista o teste funciona da seguintes maneira:

  1. Primeiro é preciso tirar todos os objetos, como anel, pulseira, relógio e etc;
  2. Depois, passe a tinta guache simulando que a mesma é um álcool em gel que você está passando com pressa durante um passeio na rua;
  3. Depois de simular a limpeza ‘rápida’ das mãos, é possível ver que os espaços sem tinta são aqueles em que o produto não foi passado. Isso acontece por causa da pressa e acaba em uma higienização não eficaz;
  4. Agora, lave as mãos com água e sabão, também de forma rápida como é feito na pressa do dia a dia, para tentar tirar a tinta;
  5. Depois de fazer isso, é possível ver que a tinta ainda permanece;
  6. A tinta simula todas as bactérias que ficam na mão durante o dia, por isso, é necessário uma técnica específica para lavar as mãos e garantir que toda a sujeira seja eliminada. Confira a técnica eficaz!

Especialista ensina forma correta de lavar as mãos

Não só em tempos de coronavírus, mas no dia a dia, é necessário fazer uma boa higiene das mãos. A microbiologista ensina a forma correta, que é a mostrada para as crianças. Confira o passo a passo:

  1. O indicado é lavar as mãos no tempo de uma música como ‘parabéns para você’ ou ‘ciranda cirandinha’;
  2. Durante todo esse tempo, é preciso que a pessoa friccione bem as mãos para que todas as partes sejam bem higienizadas;
  3. Esfregue bem uma palma na outra fazendo movimentos circulares;
  4. Depois, abra as mãos e lave bem entre os dedos;
  5. Lave o dorso das mãos até a ponta das unhas;
  6. Dedique um tempo lavando bem o dedão;
  7. Não se esqueça do pulso, é extremamente necessário lavá-lo também!;
  8. Dê uma atenção especial para as unhas, e lave-as na palma da mão;
  9. E por último, faça uma concha com a mão e jogue água do punho para a ponta do dedo, assim água vai escorrer na direção correta.
  10. E pronto! Mãos devidamente higienizadas!

Gostou do teste? Não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares! A proteção neste momento é essencial para evitar a propagação do vírus!