Música

Programação musical gratuita celebra os 150 da imigração polonesa em Curitiba

A programação começa em 28 de outubro; também estão previstas palestras sobre o programa

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Programação musical gratuita celebra os 150 da imigração polonesa em Curitiba
Maestro Norton Morozowicz (Foto: Divulgação)

21 de outubro de 2021 - 14:10 - Atualizado em 21 de outubro de 2021 - 14:10

Músicos do Brasil e da Polônia se unem em quatro concertos de 28 de outubro a 11 de novembro para celebrarem os 150 anos da imigração polonesa em Curitiba. As apresentações acontecem no Teatro Regina Casillo e tem ingressos gratuitos, que podem ser reservados por telefone.

O projeto Laços Brasil Polônia tem direção artística do maestro Norton Morozowicz e contará com solistas internacionais convidados e um repertório de quatro concertos.

“Por meio da música queremos estreitar os laços para preservar costumes e tradições, e com isso enfatizar a contribuição da imigração polonesa para o desenvolvimento cultural e econômico do Brasil”, comenta Norton.

Antes das apresentações, haverá também breves palestras ministradas por convidados sobre o Programa, compositores e contexto histórico para melhor apreciação das obras. Estão confirmados o professor Maurício Mazur e a Consul Geral da República da Polônia em Curitiba, a Sra. Marta Olkowska.

Programação

Um concerto camerístico com solos de piano, violino e violoncelo, abrirá a programação na quinta-feira (28), às 20h. O violinista internacional, Gustavo Surgik e a violoncelista, Ana Helena Surgik, dividirão o palco com as pianistas Glacy Antunes de Oliveira e Clenice Ortigara.

Na programação um concerto em Brusque (SC), da Orquestra Sinfonia Brasil, criada sob a chancela da Associação Música & Cena Brasil, homenageia a primeira cidade em que a comunidade polonesa se fixou. Em 1869, se estabeleceu na região sul do país, primeiramente em Santa Catarina, transferiu-se, em 1871, para Pilarzinho, no Paraná.

O concerto acontece no dia 6 de novembro, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e no dia 7, será reapresentado no novo espaço camerístico de Curitiba, no Teatro Regina Casillo.

O renomado pianista polonês, Rafael Luszczewski encerra a programação com o Recital Chopin, no dia comemorativo da Data da Independência da Polônia, 11 de novembro. Também conhecido como um Montblanc Artist, por sua gravação pela empresa Montblanc, exclusivamente para Homenagem a Frederic Chopin no 150º aniversário da morte dele.

Concertos sociais

Assim como a tradição polonesa valoriza as crianças, o projeto Laços Brasil Polônia realiza apresentações no Hospital Pequeno Príncipe. Ao todo, são oito visitas no hospital, que é considerado um dos melhores pediátricos do mundo em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek.


Serviço

ENTRADA GRATUITA
Os convites podem ser reservados via 3225-6232
O estacionamento do Teatro estará disponível para o público

  • Concerto de Câmara
    Data: Quinta-feira (28/10), 20h
    Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR)
    Palestras Pré Concerto, às 19h
    Prof. Maurício Mazur
  • Concerto Orquestra Sinfônica Brasil
    Brusque –  06 de novembro, 18h
    Auditório da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

    Curitiba – 07 de novembro de 2021, 18h
    Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR)
    Palestras Pré Concerto
  • Concerto comemorativo da Data da Independência da Polônia
    Pianista Rafael Luszczewski
    Data: 11 de novembro, 20h
    Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR)
    Palestra Pré Concerto, às 19h
    Sra. Marta Olkowska   –  Consul Geral da República da Polônia em Curitiba