As redes sociais mudaram a forma de comunicação e afetou outros grandes segmentos da indústria. Um deles é a indústria musical. Desde o surgimento da plataforma TikTok o espaço para a música aumentou. E se antes era preciso emplacar os hits nas rádios, agora é necessário bombar na plataforma digital.

As famosas dancinhas do TikTok fizeram alguns artistas se destacarem na indústria musical. Um exemplo disso, é a cantora Mari Fernandez, que antes da plataforma não tinha emplacado um hit. A música ” Não, Não Vou” ficou popular na plataforma com seu refrão. E agora conta mais mais de 30 milhões de visualizações no Youtube.

Em entrevista concedida ao portal R7, a cantora revelou que não pensou que teria repercussão “A gente criou a coreografia numa brincadeira, E a galera começou a copiar, já tem várias coreografias, pessoas que melhoraram os passinhos… Em um dia, tinham 86 vídeos, no outro, 21 mil, agora, tem mais de 1 milhão só no TikTok”, disse.

De olho nas mudanças, a indústria musical tem se adaptado ao novo mercado. As músicas estão com batidas mais marcadas e as coreografias são pensadas justamente para serem reproduzidas nas redes sociais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Winnin (martech brasileira, especializada em mapear a cultura nas redes com inteligência artificial) existe um processo antes da música viralizar. Tudo começa quando a trend é lançada, em seguida as pessoas começam a participar da trend. Após isso, a música começa a ser buscada em plataformas de música e dessa forma ela viraliza.

Crédito: Winnin

Músicas como Supalonely, Savage Love, Dreams e Rockstar passaram por este processo. Ainda de acordo com a pesquisa, 7 entre as 10 músicas mais ouvidas em 2020 no Spotify viralizaram primeiro no TikTok.

A procura pelas músicas que tocam na plataforma TikTok ficou alta que o serviço de streaming Spotify logo criou playlists com as músicas mais famosas do TikTok.

As rede sociais impulsionam a criação de conteúdo e possuem grande impacto nas industrias. Agora, para conseguir um bom alcance as marcas e a indústria musical precisam explorar este universo.

14 set 2021, às 14h19. Atualizado às 14h24.
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