Música

Banda paranaense é indicada ao Grammy Latino; conheça o grupo

Grupo concorre a categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”

Carol
Carol Machado / Produtora
Banda paranaense é indicada ao Grammy Latino; conheça o grupo
Banda Tuyo @oituyo (Foto: Vitor Augusto @vtoraugsto)

29 de setembro de 2021 - 15:25 - Atualizado em 29 de setembro de 2021 - 16:04

Nesta terça-feira (28) o Grammy Latino anunciou os indicados a 22ª edição da premiação. Há muitos nomes brasileiros concorrendo, entre eles: Barões da Pisadinha, Caetano Veloso, Duda Beat, Giulia Be, Ivete Sangalo, Marília Mendonça, entre outros. Esta edição também conta com artistas paranaenses, a banda curitibana Tuyo está concorrendo a categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa com o álbum “Chegamos Sozinhos em Casa”.

A banda Tuyo foi formada em 2016. Os integrantes são: Jean Machado e as irmãs Lilian e Layane Soares, ex-integrantes da banda Simonami. O trio traz uma mistura de elementos sintéticos somados ao folk e ao soul. Em 2017 lançaram o EP “Pra Doer” e em 2018 o disco “Pra Curar.

Não é a primeira vez que o trio é reconhecido, também este ano, a banda foi eleita pelo The New York Times como destaque do Festival SXSW 2021.

A banda já fez parcerias com nomes como Baco Exu do Blues, Fresno, Rael e Terno Rei.

O álbum contém 19 faixas e está disponível nas principais plataformas de streaming. O disco foi pré-produzido e curado por Machado, a direção Musical ficou por conta da banda Tuyo e de Gianlucca Pernechele Azevedo, já a produção musical foi feita pelo vocalista da banda Fresno, Lucas Silveira juntamente com Janluska, Machado e Bruno Giorgi. O álbum também conta com participações especiais de Luccas Carlos, Lucas Silveira, Jaloo e Jonathan Ferr.

“A gente começou as mixagens do disco praticamente quando explodiu a pandemia… isso dificultou o projeto e fez com que tudo se tornasse mais complexo, mas sobre a minha perspectiva aqui de quem ia recebendo as músicas eu ficava feliz com cada uma que chegava… eu gosto muito das musicas desse disco”

conta Guigo, responsável pela mixagem do disco.

O engenheiro de mixagem ainda explica que realiza seus trabalhos sem pensar em prêmios e sim pelo prazer de se trabalhar com o que gosta “O objetivo não é premio ou coisa do tipo, a gente faz porque acredita e gosta mesmo”.

Ouça o álbum Chegamos Sozinhos em Casa

Lucas Silveira também comemorou a indicação e falou sobre o álbum “memórias do dia em que fui indicado ao @latingrammys como co-produtor do disco desses lindos do @oituyo. eu ainda não sei muito mensurar isso, além de dizer que a vida é um toboágua de aleatoriedade incessante de dores e maravilhas. ‘chegamos sozinhos em casa’ é um grito muito lindo, dessa banda que faz as coisas muito bonitas, com muito muito muito amor e cuidado. era óbvio que era um dos discos do ano, mas essas porra de grammy é um negócio muito sério para a gente fingir costume. eu só queria agora uma festa DE ARROMBA e todos os abraços que eu conseguisse dar. a vida muitas vezes não é, mas ela sabe ser foda vezenquando e eu quero aproveitar isso o quanto der.” escreveu em seu Instagram. Confira a publicação original:

Parcerias

Em 2019, a banda Tuyo gravou uma música com a banda Fresno, a faixa intitulada “Cada Acidente” faz parte do álbum “Sua Alegria foi Cancelada” e é a oitava faixa do álbum.

No ano passado, a parceria do trio foi com Terno Rei. Confira abaixo:

O Grammy Latino acontece no dia 18 de novembro. Os nomes dos ganhadores você poderá conferir aqui no RIC Mais!