A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, reforça para que os moradores participem do programa da coleta seletiva, os resíduos recicláveis devem ser colocados corretamente em frente às residências para serem recolhidos pelos caminhões da coleta.

Leia também: Mercadoria estrangeira é apreendida em Santo Antônio do Sudoeste

O programa iniciou a entrega das sacolas de ráfia e de um informativo com orientações aos moradores, em junho, com detalhes sobre os tipos de materiais que devem ser separados.

Conforme explica a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, as sacolas são um lembrete para que todos colaborem com o programa, porém os resíduos podem ser descartados em outros materiais, como sacos de lixo comum, caixas de papelão, sacos de ração, entre outros, desde que estejam limpos e organizados.

“O mais importante é a sensibilização dos moradores sobre a importância do descarte correto, tanto para o meio ambiente como para a geração de renda de centenas de famílias que trabalham com isso”, enfatizou a secretária.

Como funciona

O caminhão da coleta seletiva passa em frente às casas uma vez por semana. Os moradores devem deixar os resíduos recicláveis devidamente separados, disponíveis e visíveis para que a equipe possa parar o veículo e fazer o recolhimento. No site da prefeitura , você pode conferir quando o caminhão irá passar em sua rua.

A Coleta

Todos os resíduos coletados são encaminhados para uma das seis unidades de valorização de recicláveis, onde os catadores e catadoras fazem a triagem por tipo de material e dão a destinação para a cadeia da reciclagem. 

Além da entrega das sacolas, a equipe de coordenação do programa, juntamente com a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente,  está promovendo orientações às diversas lideranças comunitárias para somar esforços e propagar as informações sobre a coleta seletiva.

O Programa

O programa Municipal de Coleta Seletiva de Recicláveis foi implantado com apoio da Itaipu Binacional e do Governo do Estado do Paraná, de forma gradativa a partir de junho de 2018. Em dezembro de 2019, chegou a 100% de atendimento da área urbana residencial, e em fevereiro de 2020 iniciou o atendimento na área rural.

Desde o início do programa, toneladas de resíduos recicláveis deixam de ser enviados todos os meses ao aterro sanitário, aumentando a vida útil do espaço. Além de retornar para a cadeia produtiva, tais materiais promovem geração de  renda para as mais de 120 famílias de catadores integrados ao programa.

Atualmente, estão em operação seis unidades de separação dos recicláveis, cada uma com os equipamentos para recebimento e triagem dos materiais, um caminhão e uma área geográfica definida para a coleta dos recicláveis, que é atendida com coleta domiciliar, durante a semana.

O programa possui canal de contato direto com a população pelo número 99907-2024, Whatsapp, além do site da Prefeitura Municipal, onde todas as informações estão disponíveis e são atualizadas constantemente.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

10 ago 2022, às 06h00. Atualizado em: 9 ago 2022 às 11h30.
Mostrar próximo post
Carregando