Justiça

Marinha conclui inquérito que investiga militares suspeitos de abuso de função

Na abordagem, que aconteceu no mês de maio, os militares pediram para que trabalhadores abaixassem as calças para serem revistados

Aline
Aline Cristina / Repórter
Marinha conclui inquérito que investiga militares suspeitos de abuso de função
(Imagem: Reprodução / Câmeras de segurança)

5 de agosto de 2022 - 12:28 - Atualizado em 5 de agosto de 2022 - 12:28

O inquérito Policial Militar envolvendo militares da Marinha que foram afastados da Operação Ágata, após uma denúncia de excessos durante uma abordagem a trabalhadores na PR-488 em Santa Helena, no Oeste do Paraná, foi concluído e encaminhado para o Ministério Público Militar.

Segundo a assessoria de comunicação da Marinha, o Ministério Público Militar apreciará o Inquérito Policial Militar (IPM) e, julgando procedente, deverá seguir para a abertura de processo legal. Os militares foram afastados da operação e encaminhados às suas respectivas organizações militares onde servem.

Ainda segundo a Marinha, caso o Ministério Público Militar aceite a denúncia, as penalidades impostas ocorrerão em acordo com o desenrolar do processo legal pelo juiz da vara responsável.

Sobre o caso

Os militares foram afastados da Operação Ágata, após uma denúncia de excessos durante uma abordagem a trabalhadores na PR-488 em Santa Helena, no Oeste do Paraná. Na abordagem, eles pediram que os homens abaixassem as calças para serem revistados.

O fato ocorreu no dia 30 de maio e as imagens foram filmadas por quem passava na rodovia, quanto por câmeras de segurança. Nelas, é possível ver que os militares abordam um caminhão, com trabalhadores de uma obra de linhas de transmissão de energia na região.

Os militares pedem que os homens abaixem as calças, em via pública, sem nenhuma proteção ou isolamento, para serem revistados. Pedem até que os trabalhadores tirem os sapatos.

Conforme o 8.º Distrito Naval, da Marinha, os militares atuavam em posto de controle de trânsito na PR-488, que foi estabelecido para inspeção de veículos e pessoas, como parte da Operação Ágata Arco Sul-Sudeste 2022.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.