Infraestrutura

Transitar conta com “novos olhos” para fiscalizar veículos em Cascavel

A partir desta quarta-feira (08) um novo carro “com olhos” está rodando pela cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná

Aline
Aline Cristina / Repórter
Transitar conta com “novos olhos” para fiscalizar veículos em Cascavel
(Foto: Maycon Peregrino)

8 de dezembro de 2021 - 10:58 - Atualizado em 8 de dezembro de 2021 - 11:53

A partir desta quarta-feira (08) um novo carro está rodando pela cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná. Na verdade, ele já era utilizado na frota da Transitar (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), mas agora conta com “olhos”. Duas câmeras foram instaladas no automóvel para fiscalizar os veículos estacionados no município.

A nova tecnologia é a OCR (Optical Character Recognition), são câmeras que reconhecem caracteres, ou seja, vão ler as placas dos carros estacionados na cidade. 

Como isso funciona?

O carro irá rodar das 9h às 18h, fazendo a leitura das placas. Por meio de um sistema, as informações são encaminhadas para os agentes. Caso haja alguma queixa de furto/roubo ou estacionamento de maneira irregular, o agente vai até onde está o automóvel parado e verifica a situação.

Além disso, motoristas que não utilizarem o parquímetro para “pagar” a vaga e também aqueles que usarem a vaga de portador de necessidades especiais, sem ser cadastrados, também serão flagrados pelos “olhos da Transitar.”

Como alguns sistemas ainda são feitos manualmente, como o cartão Estar e a identificação de cadeirantes e idosos, será necessária a verificação “in loco” dos agentes.

A nova tecnologia vai auxiliar o trabalho dos 17 agentes que trabalham na região de Estar do município. O novo aditivo no contrato de introdução de novas tecnologias vai custar R$ 7 mil por mês para a autarquia.