por Valeska Macedo
com supervisão de Giselle Ulbrich

Vai ser um longo período de projeto e obras: a nova Ferroeste tem previsão de 10 anos para ficar pronta. A informação é do diretor presidente da Ferroeste, André Gonçalves, que trouxe detalhes sobre a ferrovia, que vai ligar o porto de Paranaguá, no Litoral do estado, a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Serão mais de 1.500 quilômetros de extensão, incluindo os ramais até Foz do Iguaçu e Chapecó, em Santa Catarina.

A nova ferrovia vai ligar, com o novo traçado, a região oeste a leste do litoral do Paraná e conta com o envolvimento de 67 municípios. Do dia 27 de junho ao dia 15 de julho, a consulta de edital de leilão estará disponível no site da Nova Ferroeste, segundo André:

“Não só os investidores econômicos mas operadores, fornecedores e todos aqueles que estão ligados ao modal ferroviário que tem interesse, podem fazer sugestões e consultas”,

explica o diretor presidente.

O leilão para escolher a empresa, previsto para o mês de setembro, terá o lance inicial de R$ 110 milhões. Segundo o diretor presidente, para a ação dar certo precisa da licença prévia, que depende da concessão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Após o leilão, o prazo para escolher a empresa é de 6 meses. Em 2023 e 2024, terão projetos executivos e a organização do licenciamento para, então, a nova ferrovia começar a ser construída, em 2025.

Expectativa

Na ordem, da primeira execução até a última:

  • Novo traçado entre Cascavel e Paranaguá
  • Guarapuava a Paranaguá
  • Serra do mar
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22 jun 2022, às 21h24.
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