A Prefeitura de Maringá trabalha para ampliar a malha cicloviária na cidade. Com os 2 quilômetros inaugurados neste domingo (22), no bairro Eurogarden, nas avenidas Valdir Nogaroli e Sonia Nogaroli, já são 43,6 km de ciclovias por toda a cidade. O empreendimento é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP). O planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) é chegar a 50km em 2023 e, posteriormente, seguir a previsão inicial de ampliar em 30% os 43kms atuais.

O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) debate com a comunidade onde serão implantadas novas ciclovias. A construção também é considerada no Plano Diretor que está em andamento. Os planos são convergentes. A participação da população nas audiências públicas para debater e fazer sugestões para os bairros é fundamental.

A próxima e última audiência do PlanMob será na quinta-feira (26), às 19h, no auditório Hélio Moreira. Em seguida, o PlanMob entra na fase final para conclusão. A estimativa da Semob é que o plano seja entregue para a prefeitura no começo do segundo semestre.

Dados

  • 78% dos ciclistas maringaenses são do sexo masculino
  • 52% usam a bicicleta no deslocamento para o trabalho; 34% para ir para a escola; 6% para o lazer; 8% por questões de saúde e forma física
  • a principal faixa etária varia entre 21 e 35 anos (32%)
  • as bicicletas respondem por 6% dos deslocamentos pela cidade. O dobro da média nacional, que é de 3%. Em comparação, Curitiba tem 2%;
  • a média de viagem é de 35 minutos, sendo que 41% levam entre 16 e 30 minutos

24 maio 2022, às 10h41.
Mostrar próximo post
Carregando