A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) está na fase final e a Prefeitura de Maringá fará um evento inédito para apresentar o projeto pronto. Será a primeira Conferência Municipal de Mobilidade, marcada para a manhã do dia 9 de julho, no auditório Hélio Moreira. A programação será divulgada nos próximos dias.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que, após a apresentação do PlanMob, a Conferência apresentará o projeto de lei que será encaminhado para a votação na Câmara Municipal e, em seguida, haverá um debate em grupos sobre o plano e sugestões para a lei.

O PlanMob começou a ser elaborado em 2020 pela empresa Cidade Viva, de Belo Horizonte (MG), vencedora da licitação. Toda a elaboração do plano teve participação popular, com audiências feitas em locais e horários diferentes e transmitidas pela internet. Além disso, as atividades técnicas tiveram participação de diferentes segmentos da sociedade.

O PlanMob atende às recomendações da Constituição e da Lei Federal 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo é melhorar a vida da população com readequação da paisagem urbana, reduzindo o tráfego de automóveis, desenvolvendo o transporte público, estimulando a locomoção a pé ou com bicicleta, entre outras iniciativas. Juntas, as iniciativas devem reduzir os acidentes e a poluição, entre outras melhorias para Maringá, que já é a melhor cidade do Brasil para se viver, segundo o Ranking Macroplan.

1 jul 2022, às 10h00.
Mostrar próximo post
Carregando