por Redação RIC.com.br
com informações da AEN

O Governo do Paraná publicou nesta terça-feira (21) o edital da Nova Ferroeste, que vai ligar o porto de Paranaguá, no Litoral do estado a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Serão mais de 1.500 quilômetros de extensão, incluindo os ramais até Foz do Iguaçu e Chapecó, em Santa Catarina.

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o projeto foi desenvolvido em tempo recorde. Conforme o governador, essa será a primeira vez, desde a construção da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, no século 19, que o Paraná elaborará um novo traçado férreo até o litoral.

“Logo que assumimos o governo, pedimos tudo o que era necessário para tirar do papel esse grande projeto que não é só do Paraná, mas que é estratégico para todo o País”, disse Ratinho Junior.

A Nova Ferroeste também é estratégica na consolidação de uma ferrovia bioceânica ligando os portos de Paranaguá e Antofagasta, no Chile, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico.

“Esse corredor será um novo Canal do Panamá, vai trazer uma grande transformação à América do Sul”, reforçou o governador.

De acordo com o executivo estadual, a nova ferrovia também se destaca pela sustentabilidade, com forte impacto na redução da emissão dos gases do efeito estufa, além dos ganhos logísticos, que vão facilitar o escoamento de grãos e proteína animal do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e também do Paraguai.

Tempo recorde 

Em 2019, um grupo de trabalho foi criado, segundo o Governo do Estado, para elaboração do plano ferroviário no estado. Essa equipe iniciou um estudo de pré-viabilidade do novo traçado. Também em 2019, foi contratado um estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica, que começou em 2020.

No mesmo ano, oestado firmou um acordo de cooperação técnica com o Mato Grosso do Sul e a Nova Ferroeste foi incluída, também, no Programa de Parcerias de Investimentos do governo federal, dando prioridade ao projeto em âmbito nacional.

Finalizado em 2021, o EVTEA-J foi concluído em tempo recorde. Também no ano passado, o Governo do Estado entregou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima).

“A Nova Ferroeste não é apenas o maior, como o melhor projeto de infraestrutura do País. Todo o processo, até este lançamento do edital para a consulta pública, foi feito em tempo recorde. A conclusão de um projeto desse volume leva, em média, de 10 a 15 anos para ser concluído no País”, ressaltou o coordenador do Plano de Ferroviário do Paraná, Luiz Henrique Fagundes.

22 jun 2022, às 11h42. Atualizado às 12h14.
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