Infraestrutura

Cemitério com mais de mil sepultados está abandonado em São José dos Pinhais

No momento, apenas cinco funcionários da prefeitura trabalham na manutenção e limpeza dos oito cemitérios de São José dos Pinhais

Mônica
Mônica Ferreira / Estagiária com informações de Adriana Lopes, da RICtv
Cemitério com mais de mil sepultados está abandonado em São José dos Pinhais
(Foto: Reprodução/RICtv)

12 de janeiro de 2022 - 16:09 - Atualizado em 12 de janeiro de 2022 - 16:14

O cemitério Costeira, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), tem sido usado para o consumo de drogas por conta da falta de fiscalização e abandono. É o que relatam os moradores da região à equipe da RICtv.

Conforme o relato da moradora Elaine Ribeiro de Souza, o cemitério, que tem 1.036 pessoas sepultadas, fica aberto 24 horas. No entanto, não há fiscalização. “Nós ficamos muito tristes com a situação que está hoje. Como eu tenho um filho aqui, espero que alguém faça alguma coisa. Que cuidem desse cemitério e que não fique abandonado”, desabafa.

Segundo a prefeitura de São José dos Pinhais, a limpeza do local é feita a cada 20 dias. A prefeitura ainda defende que a limpeza dos túmulos é de responsabilidade das famílias.

De acordo com Robson Augusto, responsável pelo serviço funerário, as chuvas e as férias de alguns funcionários atrasaram a limpeza. Ele informa que, atualmente, cinco funcionários trabalham na manutenção e limpeza dos oito cemitérios de São José dos Pinhais e que uma licitação está em andamento para contratar mais 20 pessoas para o cargo. Até março deste ano, eles devem iniciar os trabalhos.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!