por Aline Cristina
com Bruna Melo

Um marco. Após mais de 20 anos com as cancelas funcionando, às 23:59 de sexta-feira (26) se encerraram os contratos com as concessionárias que administram os pedágios nas rodovias federais que fazem parte do Anel de Integração do Paraná (BR-153, BR-158, BR-277, BR-369, BR-373, BR-376 e BR-476).

A partir da 00:00 deste sábado as cancelas nestas rodovias foram liberadas e quem utiliza os trechos não precisa mais pagar pelo pedágio. O não pagamento da tarifa ficará livre até que um projeto seja apresentado e aconteça o leilão para novas concessionárias administrarem as rodovias no Paraná.

Na BR-277 alguns motoristas que trafegavam pela rodovia nas proximidades do encerramento do contrato pararam os veículos para que a concessão terminasse e pudesse assim, seguir viagem sem o pagamento da tarifa. Enquanto de um lado os motoristas aguardavam ansiosos, do outro, os trabalhadores das concessionárias trabalhavam para retirar os últimos equipamentos que estavam na praça.

A movimentação foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal, e não houve nenhum tumulto.

Arapongas

Às 0h deste sábado (27), as cancelas do pedágio de Arapongas, norte do Paraná, também foram abertas. O valor cobrado na praça pela Viapar era de R$11,70 para carros, R$ 5,90 para motos e R$ 10 por eixo de caminhão.
A movimentação na madrugada foi tranquila. Por volta das 23h45, funcionários retiraram os cones. Às 23h50, veículos já conseguiam atravessar sem desembolsar as tarifas. Os motoristas respeitaram a sinalização para que o trânsito seja direcionado para as pistas laterais.

(momento que todas as cancelas são fechadas em Arapongas. Créditos: Bruno Costa)

Jataizinho

Em Jataizinho, cidade com a tarifa mais cara do Brasil, o pedágio de responsabilidade da Econorte também foi liberado, às 0h deste sábado (27). Para carros, o preço para seguir caminho na BR-369 era de R$26,40, R$ 13,20 para motos e R$ 64,50 para caminhão com três eixos. Para se ter uma ideia, o custo poderia chegar a R$ 150,50, nos casos de caminhões com 7 eixos.

“Gastei uma quantia incalculável de dinheiro pagando a tarifa aqui”, disse o enfermeiro Fagner da Costa, para a AEN, que precisava fazer frequentemente o caminho entre Londrina e Cornélio Procópio, passando pelo pedágio de Jataizinho.

(Asfalto recapeado no pedágio de Jataizinho que cito no texto. Crédito: Eliandro Piva)

No local, da mesma forma, as cancelas centrais permanecem impedidas para que o tráfego seja concentrado nas laterais. A faixa da rodovia que continuará com trânsito foi recapeada. Estiveram presentes no local a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar, para organização.

Neste sábado às 23h59 deste sábado (27) os contratos dos lotes 4 (Caminhos do Paraná), 5 (Rodonorte) e 6 (Ecovia) se encerram, esses trechos passam a não ter cobrança apenas à zero hora de domingo (28).

Com o fim das concessões, todos os serviços serão encerrados pelas concessionárias, até mesmo de guincho, atendimento de urgência e emergência, como explica o diretor do grupo Ecorodovias Silvio Caldas.

“Todas as operações passam a ser responsabilidade do Governo do Estado. A Concessionária entende que fez investimentos que foram adequados para os usuários das rodovias do Paraná.”

Silvio Caldas – diretor do grupo Ecorodovias 

Para evitar a formação de filas, os veículos não vão mais passar pelas cancelas das pistas centrais dos pedágios, e sim pelas laterais — desviando da infraestrutura em si. As pistas nas quais ficam as cabines terão o tráfego bloqueado em ambos os sentidos

Reforço no atendimento

Os serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência (Siate) foram reforçados para auxiliar no atendimento prioritário das rodovias federais e estaduais.

Os serviços de atendimento pré-hospitalar contarão com mais 54 ambulâncias, sendo 16 destinadas ao Siate, operadas pelo Corpo de Bombeiros, e 38 do Samu.

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27 nov 2021, às 10h04. Atualizado às 12h52.

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