Infraestrutura

ABNT assume presidência da Associação Mercosul de Normalização

Cerimônia de posse foi realizada na quinta-feira (19), durante Seminário sobre Implementação de Infraestrutura da Qualidade, em Foz do Iguaçu

Aline
Aline Cristina / Repórter com assessoria
ABNT assume presidência da Associação Mercosul de Normalização

20 de maio de 2022 - 12:04 - Atualizado em 20 de maio de 2022 - 12:06

O presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Mario William Esper, tomou posse no Conselho Deliberativo da Associação Mercosul de Normalização (AMN), com mandato de dois anos (2022-2024). O diretor-geral da ABNT, Ricardo Fragoso, foi reeleito presidente-executivo da entidade.

A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC, durante o Seminário sobre Implementação de Infraestrutura da Qualidade, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Na ocasião estavam presentes dirigentes de todas as entidades nacionais de normalização dos países-membros: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia, que integram a AMN. 

Durante o evento foram apresentadas as principais iniciativas adotadas por esses países e pela UDC, que é a primeira instituição de ensino superior brasileira a ter uma disciplina sobre Infraestrutura da Qualidade. 

Infraestrutura da qualidade

O Brasil foi representado no evento pela ABNT, Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). As entidades integram o primeiro Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ) do PTI-BR, com foco no desenvolvimento de cidades inteligentes.

O Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (IQ), conta com o suporte da ABNT, do Inmetro e da Abrac de acordo com suas áreas de atuação, ou seja, Normalização, Metrologia, Regulamentação e Avaliação da Conformidade. O projeto estabelece que as instituições mantenham especialistas para auxiliar nas questões técnicas das empresas selecionadas pelo PTI.

Durante esta sexta-feira (20), todos os representantes do Mercosul irão visitar as instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), para conhecer o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ).

Lançamento de normas educacionais

Durante o Seminário sobre Implementação de Infraestrutura da Qualidade foi realizado o anúncio de novas normas técnicas voltadas ao segmento educacional: ABNT NBR ISO 29991 – Serviços de aprendizado de línguas — Requisitos, ABNT NBR ISO 29992  – Avaliação dos resultados dos serviços de aprendizagem — Orientação e ABNT NBR ISO 29993 –  Serviços de aprendizagem fora da educação formal — Requisitos de serviço.

Sobre a AMN

A AMN é o único organismo responsável pela gestão da normalização voluntária no âmbito do Mercosul.

Seu objetivo é a promoção e desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas, tais como a qualidade dos produtos e serviços nos países membros do Mercosul, com especial ênfase no desenvolvimento industrial, ciência e tecnologia para o benefício do comércio e da integração econômica, e o intercâmbio de bens e serviços, por sua vez, facilitar a cooperação nos domínios técnico, científico, econômico e social.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores.

A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros.

A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!