Futebol

Saiba quais brasileiros marcaram gols em finais da Liga dos Campeões da Uefa

Brasil terá oito representantes na final de Paris

Guilherme
Guilherme Fortunato / Produtor
Saiba quais brasileiros marcaram gols em finais da Liga dos Campeões da Uefa
(Foto: reprodução / Instagram)

17 de maio de 2022 - 11:55 - Atualizado em 17 de maio de 2022 - 13:44

Real Madrid e Liverpool se enfrentam no dia 28 de maio pela final da Liga dos Campeões da UEFA 2022, em uma decisão recheada de brasileiros. São oito jogadores nascidos em terras brasileiras que poderão decidir a principal competição de clubes do planeta. Vini Júnior, Rodrygo, Casemiro, Éder Militão e Marcelo pelo Real e Fabinho, Alisson e Roberto Firmino no lado Inglês.

Desde a edição de 2017 que um brasileiro não marca em uma final do torneio, quando Casemiro marcou um golaço para o Real Madrid contra a Juventus de Turim. O volante terá a chance na final de Paris de repetir o feito contra os ingleses. 

Desde 1992, fase conhecida como “moderna” da Liga dos Campeões, sete atletas nascidos no Brasil marcaram gols em finais. O RIC Mais preparou uma lista. Confira: 

Lúcio

(Foto: Reprodução / Instagram)

Campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, o zagueiro Lúcio, naquele mesmo ano, marcou o único do alemão Bayer Leverkusen na decisão contra o Real Madrid. Os espanhóis na época venceram por 2 a 1 e conquistaram seu nono título. O defensor foi o único a marcar gol na decisão e não saiu vencedor. 

Carlos Alberto 

Atuando pelo Porto de Portugal, o meia-atacante brasileiro anotou o primeiro gol dos comandados de José Mourinho contra o Mônaco da França na decisão de 2004. Os portugueses venceram por 3 a 0 e ficaram com a taça daquele ano. 

Deco

Na mesma final, o brasileiro naturalizado português Deco marcou o segundo gol do Porto na decisão. 

Carlos Alberto (direita) e Deco (esquerda) marcaram gols na final de 2004 pelo Porto de Portugal
(Foto: Reprodução / Instagram)

Belleti 

Nascido em Cascavel, no Oeste do Paraná, Belleti fez apenas um gol durante sua passagem pelo Barcelona. E que gol! O lateral direito entrou no segundo tempo da final de 2006 contra o Arsenal da Inglaterra e marcou o gol da virada dos espanhóis, que conquistaram seu segundo título da Liga dos Campeões. 

(Foto: reprodução / Instagram)

Marcelo 

Outro que tem chance de repetir o feito na final de 2022 é o lateral esquerdo Marcelo. Em 2014, na emblemática décima conquista do Real Madrid, o brasileiro entrou no segundo tempo da final contra o Atlético de Madrid e marcou na prorrogação o terceiro gol da goleada de 4 a 1 do Real contra o rival. 

Marcelo e Casillas comemoram título do Real Madrid em 2014
(Foto: reprodução / Instagram)

Neymar 

O craque da seleção brasileira marcou o terceiro gol do Barcelona contra a Juventus em 2015 e confirmou o título para os catalães daquela edição. Foi a primeira temporada do espetacular trio MSN com a camisa do Barça.

(Foto: Reprodução / Instagram)

Casemiro 

Último jogador brasileiro a marcar na final da Liga dos Campeões, Casemiro anotou um golaço de fora da área e virou o jogo para o Real Madrid em 2017, contra a Juventus da Itália.  

(Foto: reprodução / Instagram)