Futebol

Rio Branco representa o litoral do estado no Campeonato Paranaense

Equipe de Paranaguá ficou em 10º lugar no último Estadual, uma posição acima do primeiro rebaixado

Johan
Johan Gaissler
Rio Branco representa o litoral do estado no Campeonato Paranaense
Rio Branco se prepara para a temporada 2022. (Foto: Divulgação/Facebook Rio Branco)

20 de janeiro de 2022 - 14:09 - Atualizado em 20 de janeiro de 2022 - 14:09

O Rio Branco, de Paranaguá, é o único representante do litoral do estado no Campeonato Paranaense 2022. O Leão da Estradinha fez campanhas oscilantes nos últimos anos e, desta vez, planeja ter mais consistência através de uma nova diretoria que assumiu o clube. Conheça a equipe na série especial do RIC Mais sobre os participantes do Estadual, que começa neste final de semana.

A equipe parnanguara ficou na 10ª colocação no Paranaense 2021, uma acima do Toledo, primeiro time rebaixado. Mesmo assim, o Rio Branco disputou a Série D do Campeonato Brasileiro porque fez boa campanha no Estadual um ano antes, quando caiu nas quartas de final.

Elenco

O Rio Branco aposta na manutenção do técnico Victor Hugo Annes, ex-auxiliar do Paraná Clube. A diretoria apresentou o elenco para a atual temporada em novembro de 2021, com alguns reforços conhecidos, como o meia Guilherme Biteco, ex-Grêmio e que também jogou no Tricolor da Vila.

Goleiros: Ravel Pelegrini, Felipe Alves e Juninho

Laterais: Léo Simas, Yan, Igor Mathias, Andrezinho e Matheus Brusco

Zagueiros: Jacy, Guilherme Lacerda, Alex Fraga, Guilherme Olavo, Gaúcho e João Guilherme

Meias: Duda, Xaves, Pedrinho, Sardagna, Oliveira, Guilherme Biteco e Japa

Atacantes: Gênesis, Lucas Senna, Rodrigo Fuzil, Wilsinho, Caliel, Renan Velomin e Nathan

O clube

O Rio Branco Sport Club foi fundado em 13 de outubro de 1913. O nome é em homenagem ao diplomata Barão do Rio Branco. É o terceiro clube mais antigo do Paraná, atrás apenas de Coritiba e Operário Ferroviário.

O clube entrou para o futebol profissional, no entanto, apenas nos anos 50. Após campanhas de destaques, como no Campeonato Paranaense de 1977, o Rio Branco passou por uma crise nas décadas de 80 e meados de 90. Em 1995, o clube volta a disputar a divisão de acesso e consegue subir para a elite, de onde não saiu mais desde então. No ano seguinte, disputou a Série C do Campeonato Brasileiro e fez a melhor campanha a nível nacional, ficando na 11ª colocação.

No ano 2000, o Rio Branco ficou na quarta colocação do Campeonato Paranaense, ficando com o título de Campeão do Interior, troféu dado ao melhor time que não é de Curitiba. A mesma campanha foi repetida em 2006, quando foi eliminado para o Paraná Clube na semifinal. O clube conseguiu disputar a Copa do Brasil pela primeira e única vez em 2007, quando foi eliminado na primeira fase.

Estrutura

O Estádio Nelson Medrado Dias, localizado no bairro Estradinha, em Paranaguá, tem capacidade atual para cinco mil pessoas, embora já tenha comportado até 8.500 torcedores e torcedoras. O local onde o Rio Branco manda seus jogos foi inaugurado em 12 de junho de 1927, num duelo contra o Athletico, no qual o rubro-negro venceu por 5 a 1.

Estádio Nelson Medrado Dias, em Paranaguá. (Foto: Divulgação/Site)

Mascote

O Leão da Estradinha é o mascote do Rio Branco, como a equipe também é chamada. Sinônimo da alma guerreira do time, o apelido é complementado pela localização da sede do clube.

Leão da Estradinha, o mascote do Rio Branco. (Foto: Divulgação/Site)

Tabela no Paranaense 2022

  • 1ª rodada – FC Cascavel x Rio Branco
  • 2ª rodada – Cianorte x Rio Branco
  • 3ª rodada – Rio Branco x Operário
  • 4ª rodada – Coritiba x Rio Branco
  • 5ª rodada – Rio Branco x Maringá
  • 6ª rodada – Athletico x Rio Branco
  • 7ª rodada – União x Rio Branco
  • 8ª rodada – Rio Branco x Azuriz
  • 9ª rodada – São Joseense x Rio Branco
  • 10ª rodada – Rio Branco x Londrina
  • 11ª rodada – Rio Branco x Paraná