Futebol

Paraná Clube espera dar fim ao jejum de títulos no Campeonato Paranaense

Sete vezes campeão estadual, Tricolor da Vila tenta dar a volta por cima após a queda à Série D

Guilherme
Guilherme Almeida
Paraná Clube espera dar fim ao jejum de títulos no Campeonato Paranaense
Tricolor espera ter a temporada de redenção em 2022 (Foto: Reprodução/Paraná Clube)

19 de janeiro de 2022 - 22:56 - Atualizado em 19 de janeiro de 2022 - 22:56

Dar a volta por cima. É com esse pensamento que o Paraná Clube entra no Campeonato Paranaense. Um dos times mais tradicionais do estado, o Tricolor espera que o estadual seja o ponto de partida para a reconstrução do clube. Confira no especial de hoje, produzido pelo Portal RICMais, como a equipe vem para a competição.

Sete vezes campeão estadual, o Tricolor vive um grande jejum sem conquistas. Lá se vão 16 anos desde que levantou a taça do Campeonato Paranaense pela última vez. Nas últimas temporadas, campanhas fracas a nível estadual, que não condizem com o passado vitorioso. Em 2021, a equipe terminou a primeira fase na sexta colocação, sendo eliminado pelo rival Athletico logo nas quartas de final.

O Campeonato Paranaense 2022 será a possibilidade do Paraná Clube dar a volta por cima, após o rebaixamento à Série D, na última temporada. O Tricolor não esconde a importância de fazer uma boa campanha no estadual, para garantir vaga nas competições nacionais em 2023, apesar do grande objetivo de 2022 ser o acesso à Série C.

O elenco

O Paraná Clube terá um elenco totalmente reformulado para a temporada, reflexo do desastroso ano de 2021. Até o momento, foram 19 contratações anunciadas, principalmente após a parceria com a LA Sports ser oficializada.

O elenco é um misto de juventude e experiência, com jogadores identificados e que já passaram pelo clube em outras ocasiões, como os casos do goleiro Gabriel Leite, 33 anos, revelado pelo Tricolor, e que estava no Pelotas-RS; do volante Vinicius Kiss, 33 anos, que conquistou o acesso à Série A em 2017; e do meia Kaio, 34 anos, revelado na base paranista.

Vinicius Kiss é velho conhecido da torcida paranista (Foto: Reprodução/Paraná Clube)

Além deles, também se destacam entre os contratados: o zagueiro Franklin, 22 anos, que estava na Lituânia; o lateral-direito Andre Krobel, 26 anos, que veio do Vila Nova-GO; o volante Edson Baiano, 22 anos, que estava no Botafogo-SP; e os atacantes Talysson Lalau, 23 anos, revelado pelo Coritiba e que estava no Villa Nova-MG e Éverton Brito, 26 anos, destaque do Figueirense na última Série C.

Da última temporada, foram poucos remanescentes. Os volantes Léo Pettenon, Luan e Moisés Gaúcho e o meia Castanha.

Moisés Gaúcho é um dos poucos remanescentes de 2021 (Foto: Reprodução/Paraná Clube)

O comandante

Ficará a cargo de Jorge Ferreira comandar o Paraná Clube no Campeonato Paranaense 2022. Funcionário do clube desde 2012, o treinador já passou por várias funções no Tricolor, desde avaliador de atletas, analista de desempenho e treinador dos times sub-15, sub-17, sub-18, sub-20 e sub-23, além de trabalhos no futsal.

Jorge Ferreira será o comandante paranista em 2022 (Foto: Reprodução/Paraná Clube)

Paranista de arquibancada, ele terá a missão de ser o treinador da reconstrução do clube, agora em sua primeira temporada completa à frente de uma equipe. Na retal final da última Série C, Jorge Ferreira comandou o Tricolor nos quatro últimos jogos, após a demissão de Sílvio Criciúma. Foram duas vitórias (Criciúma e Oeste) e duas derrotas (Mirassol e Novorizontino).

O estádio

A Vila Capanema seguirá sendo a casa do Paraná Clube na temporada. Com capacidade para 17.140 pessoas, o estádio é um dos mais tradicionais do estado, tendo abrigado jogos da Copa do Mundo de 1950, realizada no país.

Paraná Clube
Vila Capanema será a casa Tricolor no estadual (Foto: Divulgação/Paraná Clube)

O Tricolor, que teve um péssimo retrospecto como mandante nas últimas temporadas, que culminaram nos rebaixamentos, espera que o estádio possa voltar a ser o alçapão de outrora, para que o clube conquiste os objetivos de 2022.

Preparação

O Paraná Clube iniciou a pré-temporada no dia 06 de dezembro. Neste mais de um mês de preparação, a equipe focou, inicialmente, na parte física dos atletas.

O Tricolor disputou apenas um jogo treino até agora, contra o Barra-SC, que terminou empatado em 1 a 1. Havia a previsão de jogos preparatórios contra Marcílio Dias-SC e Nacional-SP, mas ambos foram cancelados devido a casos de Covid-19 nos clubes.

Paraná Clube empatou com o Barra-SC em jogo treino (Foto: Divulgação/Paraná Clube)

O Paraná Clube estreia no Campeonato Paranaense no próximo domingo (23), às 16h, no clássico contra o Athletico, na Arena da Baixada.