Futebol

Palmeiras e Santos fazem clássico por sobrevida no Campeonato Paulista

Gazeta
Gazeta Esportiva

6 de maio de 2021 - 09:26 - Atualizado em 6 de maio de 2021 - 09:45

Nesta quinta-feira, Palmeiras e Santos se enfrentam no Allianz Parque, às 21h, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. O clássico marca o encontro de times que vivem situação delicada no estadual, podendo ficar de fora das quartas de final da competição.

Com a Copa Libertadores como prioridade, o Palmeiras vem usando o Campeonato Paulista como laboratório para testar os jovens das categorias de base. A duas rodadas do fim da primeira fase, o time alviverde ocupa o terceiro posto do Grupo C com 15 pontos, três a menos que o Novorizontino, que recebe o Botafogo-SP nesta quinta.

Pelo torneio continental, o Palmeiras visitou o Defensa y Justicia na noite de terça-feira e, na próxima terça, volta a campo para encarar o Independiente del Valle, no Equador. Contra o Santos, o técnico Abel Ferreira já confirmou a escalação de um time reserva.

“Vamos ter que dar nosso melhor em todas as competições, com todos os recursos que tivermos. Se, contra o Santos, tivermos que ir com o sub-17, vamos com o sub-17 ou com o sub-20. Vamos dar nosso melhor no Paulista e foi isso que prometemos”, declarou o técnico português.

Lesionados, Benjamin Kuscevic, Gabriel Veron e Breno Lopes seguem afastados. Por outro lado, o zagueiro Alan Empereur, recuperado de edema muscular, deve ficar à disposição, enquanto o meia Lucas Lima, em fase final de processo de transição física, é dúvida.

Depois de dez partidas disputadas pelo grupo D do Paulistão, o Santos está na terceira posição, com dez pontos somados, quatro a menos do que o Guarani, segundo colocado da chave. Caso o Peixe não vença o Palmeiras, estará eliminado do estadual. Além disso, o Bugre não pode vencer a Ponte Preta, ainda na noite desta quarta-feira.

Apesar de também estar preocupado com a Libertadores, o Alvinegro deve entrar em campo com um time forte nesta quinta. Após a goleada sobre o The Strongest, o interino Marcelo Fernandes revelou que os jogadores adiantaram o processo regenerativo, indicando que ao menos parte dos titulares deve ser utilizada no clássico.

“Para o clássico, vamos voltar amanhã de tarde, ver como estão todos. Já começamos o trabalho de reabilitação aqui dentro, todos estão fazendo esse trabalho o mais rápido possível. É um jogo importantíssimo, difícil, contra uma grande equipe. O Santos com certeza vai usar aquilo que tem de melhor. Logicamente, pensando na forma física e de como os jogadores estão, porque também temos outro jogo domingo e não podemos perder ninguém”, afirmou Marcelo Fernandes.

Alison, que esteve suspenso na partida contra o The Strongest e poderia ser titular, virou desfalque de última hora, com um incômodo na perna esquerda. Na reta final de recuperação da lesão no joelho, Carlos Sánchez ainda não está à disposição da comissão técnica. Sandry e Jobson também seguem como desfalques.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS X SANTOS

Local: Allianz Parque, São Paulo, SP

Data: 06 de maio de 2021, quinta-feira

Hora: 21h (de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira

Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Fabrini Bevilaqua Costa

VAR: José Cláudio Rocha Filho

PALMEIRAS:  Vinícius (Jailson); Alan Empereur, Henri e Vanderlan; Gabriel Menino, Felipe Melo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Matias Viña; Giovani e Willian

Técnico: Abel Ferreira

SANTOS: João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres, Felipe Jonatan; Balieiro (Kevin Malthus), Jean Mota, Gabriel Pirani; Marinho, Lucas Braga e Kaio Jorge (Marcos Leonardo)

Técnico: Marcelo Fernandes