Esportes

Ídolo do Athletico, Nikão agora é Cidadão Honorário de Curitiba

Projeto de lei havia sido proposto pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), e foi votado nesta quarta-feira (10). Sessão deverá ocorrer no dia 22 de novembro

Guilherme
Guilherme Almeida
Ídolo do Athletico, Nikão agora é Cidadão Honorário de Curitiba
Jogador é um dos grandes ídolos do Furacão (Foto: Reprodução/Athletico)

10 de novembro de 2021 - 15:54 - Atualizado em 10 de novembro de 2021 - 16:01

Considerado pela torcida do Athletico como um dos grandes ídolos da história do clube, o meia Nikão agora também é Cidadão Honorário de Curitiba. O Projeto de Lei proposto pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), foi votado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em sessão na manhã desta quarta-feira (10).

Com o placar, na análise em primeiro turno de 32 votos favoráveis, 3 contrários e 2 abstenções, ficou decidido que Maycon Vinícius Ferreira da Cruz, o Nikão, de 29 anos, natural de Belo Horizonte (MG) terá a honraria concedida.

A proposta de lei será submetida a nova deliberação, na próxima terça-feira (16), para então seguir para a sanção do prefeito Rafael Greca. O título deve ser entregue em sessão solene dia 22 de novembro, às 19 horas.

Honraria merecida

Para o autor o Projeto de Lei, Alexandre Leprevost, a homenagem a Nikão é muito justa, como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo jogador do jogador do Athletico.

“Independe de torcida, porque vem por sua trajetória como esportista. Esta é maior honraria que Curitiba pode oferecer a um cidadão que não nasceu aqui. Conceder o título de Cidadão Honorário de Curitiba é reconhecer não só a trajetória profissional e pessoal do Nikão, mas principalmente o vínculo criado com a cidade de Curitiba”.

O vereador também citou a trajetória de Nikão, que veio de família humilde, precisou superar traumas familiares, como perdas de entes queridos e também vencer o vício em álcool e drogas.

“Com apenas 29 anos, ele é reconhecido no meio esportivo pela habilidade e humildade, sendo idolatrado pela torcida rubro-negra. Fora dos campos, Nikão tem uma importante atuação, ajudando pessoas carentes através de ações sociais. Nós precisamos, ainda mais no mundo atual, levar bons exemplos. E esse é um exemplo de superação, de sucesso, de recuperação, que precisamos expor à sociedade.”

Ídolo da torcida

Contratado pelo Athletico em 2015, Nikão é considerado por alguns torcedores como o maior ídolo da história do Furacão, superando até mesmo Sicupira, que infelizmente faleceu no último domingo (07).

Pelo Furacão, o meia já fez mais de 300 jogos, e coleciona gols e títulos, como Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, J.League/Conmebol e Copa Sul-Americana, competição a qual o jogador se isolou na artilharia do Athletico em toda a história, com oito gols.

Ele ainda terá a chance levantar mais dois troféus pelo Athletico nesta temporada, já que o Furacão ainda disputa as finais da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG; e da Copa Sul-Americana, contra o Red Bull Bragantino.

Ao final da temporada, no entanto, é provável que a trajetória de Nikão no Athletico, chegue ao fim. Aos torcedores, resta aproveitar os momentos que o atleta ainda terá com a camisa athleticana.